Bagioli oferece mais uma à Soudal Quick-Step na Okolo Slovenska! Iúri Leitão vence sprint para 12º!
O italiano Andrea Bagioli, da Soudal Quick-Step, venceu a etapa 3 do Okolo Slovenska / Tour de Slovaquie, a tirada rainha da competição, ao ser o mais forte do grupo reduzido que discutiu a corrida! No segundo posto, terminou outro italiano, Michele Gazzoli, da Astana Qazaqstan Team, com o suíço Stefan Küng, da Groupama-FDJ, a ser terceiro. Rémi Cavagna, da Soudal Quick-Step foi quarto, garantindo assim a continuidade na liderança da classificação geral.
O terceiro dia de Okolo Slovenska trazia um desafio de 171.6km, numa ligação entre Ružomberok e Martin, com três contagens de montanha de primeira categoria na primeira parte do percurso e depois uma de terceira, já perto do final.
A fuga do dia foi composta por cinco unidades: Olivier Le Gac (Groupama – FDJ), Andrea Pietrobon (EOLO – Kometa), Aljaž Jarc (Adria Mobil), Jiří Petruš (ATT Investments), e Matěj Zahálka (Elkov – Kasper), no entanto, o pelotão não permitiu grandes veleidades a este grupo, com a margem dos escapados a manter-se sempre abaixo dos 2 minutos. Na frente do grupo principal, eram as formações da Jumbo – Visma e da Soudal Quick-Step que iam realizando o trabalho de perseguição. Com o grupo a escapar após a primeira contagem de montanha, Vader aproveitou para reforçar a sua camisola de montanha e foi primeiro na subida a Vrch Varta. Nas duas contagens intermédias, Zahalka e Pietrobon foram primeiros.
A 13 km do final, na última subida do dia, o pelotão alcançou a fuga e parecia tudo bem encaminhado para um sprint em pelotão, onde Iúri Leitão seria um dos principais candidatos à vitória. No entanto, pouco antes do prémio de montanha, atacou Milan Vader (Jumbo – Visma), o que causou vários cortes no grupo principal. Juntamente com o neerlandês, seguiram alguns corredores, nomeadamente Andrea Bagioli e o camisola amarela Rémi Cavagna, ambos da Soudal Quick-Step. Na descida, mais alguns ciclistas conseguiram encostar na frente, nomeadamente Stefan Küng (Groupama – FDJ) e Michele Gazzoli (Astana – Qazaqstan).
Perto do final, “King” Küng ainda tentou descarregar a concorrência, mas Gazzoli, Cavagna e Bagioli colaram na roda do suíço, formando-se um quarteto que iria discutir o triunfo.No assomo à meta, Bagioli acabou por ser o mais forte, festejando à frente de Gazzoli e Küng! Cavagna fechou no quarto posto, o que lhe garante a continuidade na liderança da prova, agora com 2:10 de avanço sobre Mulu Kinfe Hailemichael (Caja Rural – Seguros RGA).
Volvidos 25s chegou o pelotão, com o português Iúri Leitão a ser o mais forte no sprint pelo 12º posto, batendo nomes como Cees Bol (Astana Qazaqstan Team) ou Colby Simmons (Jumbo – Visma)! Foi um grande resultado do homem de Viana do Castelo, dando continuidade a uma grande temporada e ao seu processo de afirmação no pelotão internacional!
Nas classificações secundárias, Vader segue na liderança da montanha, Cavagna dos pontos e Simmons da juventude. A Soudal Quick-Step reforçou a liderança coletiva.
Amanhã, disputa-se a etapa 4, com 149 km, entre Prievizda e Nitra, num dia que deverá favorecer uma chegada ao sprint.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Jan Melicher