Pavel Sivakov em grande forma regressa às vitórias no Giro della Toscana!

O francês Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers) venceu o Giro della Toscana, uma clássica de 191.5km com partida e chegada em Peccioli, após largar o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) a 1.3km da meta. O austríaco Felix Grosschartner (UAE Team Emirates) foi terceiro a 45s.

O Giro della Toscana começou com diversas tentativas de ataque com um grupo de nove ciclistas a ficarem isolados na frente da corrida. Com o endurecer da corrida, o grupo da frente foi partindo e Alessandro De Marchi (Jayco-Alula), Andrea Garosio (Eolo-Kometa), Jéremy Cabot (TotalEnergies) e Walter Calzoni (Q36.5) acabaram por ficar isolados na frente da corrida. A 75km do fim, o quarteto da frente tinha 1:30 de vantagem sobre o pelotão.

A 36.5km da meta, o grupo da frente foi alcançado. A UAE impunha um ritmo elevado no pelotão que começou a partir. A 32km da meta, Grosschartner atacou e conseguiu um pequeno espaço. Sivakov facilmente fechou o espaço com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e Carapaz na roda e rapidamente contra atacou. Grosschartner teve de ir a ritmo, mas a marcação dos três fez o austríaco reentrar. A cerca de 30km do fim, Sivakov acelerou. Carapaz decidiu ir a seu ritmo, enquanto Pogacar foi ao choque. O esloveno acabou por ser ceder e Carapaz acabou por passar direto por Pogacar.

A 23.5km da meta, na descida, Carapaz alcançou Sivakov. Pogacar recebeu a companhia de Grosschartner. 10km depois, os dois da frente tinham 28s de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:12 sobre Filippo Zana (Team Jayco-Alula) e Davide Formolo (UAE Team Emirates). A 12km da meta, Pogacar deixou de ter capacidade para seguir Grosschartner e foi alcançado por Zana e Formolo.

Os dois da frente foram aumentando km após km e parecia que ia ser uma luta ao sprint entre os dois, mas numa zona de falso plano, a 1.3km da meta, Sivakov atacou e Carapaz deixou de ter capacidade para o seguir. O francês continuou com o seu ritmo e continua a mostrar a sua grande forma ao conseguir estrear-se a vencer em 2023. Carapaz parece estar a regressar ao seu melhor e foi 2º a 4s. Grosschartner manteve o seu ritmo e foi 3º a 45s. Pogacar foi mais forte ao sprint que Zana para ser 4º a 1:28 no seu regresso à competição.

O português Lucas Lopes (Electro Hiper Europa) abandonou a prova.

Pódio Final com Richard Carapaz – Pavel Sivakov – Felix Grosschartner

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock