Miryam Nuñez vence prólogo e é a primeira líder da Volta a Portugal Feminina!
A Campeã de Contrarrelógio do Equador, Miryam Nuñez (Massi – Tactic Women’s Team) venceu na tarde de hoje o prólogo de abertura da Volta a Portugal Feminina, um exercício individual bastante técnico com 5.3km em Lisboa, batendo, nas frações de segundo as duas adversárias mais próximas! Na segunda posição terminou a britânica Freya Rawlins (Soltec Team), a apenas 12 centésimas de segundo, e na terceira Valeria Valgonen (Massi – Tactic Women’s Team), a pouco mais de meio segundo.
Na abertura da 3ª edição da Volta a Portugal Feminina, um contrarrelógio bastante técnico deu o mote para a partida, com 8 rotundas e 2 curvas à esquerda em pouco mais de 5km, o que não permitia que as ciclistas pudessem colocar potência na bicicleta durante muito tempo seguido. Aliado ao facto de terem de utilizar as bicicletas normais, o esforço tornou-se bastante intenso e explosivo, criando diferenças elevadas, apesar da proximidade das três primeiras.
A Campeã Nacional de Contrarrelógio, Ana Caramelo (Matos Mobility – Optiria), foi a terceira a sair para a estrada e estabeleceu o primeiro tempo de referência em 8:27, mas foi batida em pouco mais de 4min, com a espanhola Andrea Perez (Rio Miera – Cantabria Deporte) a superá-la por apenas 3s. 8 minutos volvidos e chegava um novo melhor tempo, com Susana Perez (Rio Miera – Cantabria Deporte) a baixar o registo na liderança virtual em 4s. A espanhola não teve sequer tempo de se sentar, já que Valgonen chegava logo atrás, retirando 16s ao seu tempo, para se colocar na primeira posição com o tempo de 8:04.
Valgonen manteve-se durante 50min na primeira posição, conforme chegavam Marina Garau (Rio Miera – Cantabria Deporte), gastando mais 11s e Alicja Ulatowska (Soltec Team), com mais 22s. Logo de seguida chegava uma motivadíssima Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte), com um tempo de 8:14 que a colocou na segunda posição, a 10s, e que lhe valeria também a prestação de melhor portuguesa na jornada.
Vera Vilaça (Massi – Tactic Women’s Team) era uma das ciclistas em que se depositavam mais esperanças para o dia, e acabou por se defender bastante bem, fechando com um registo de 8:34, que lhe valeria a nona posição final. Foi já nas últimas 20 que a vitória se jogou, com Freya Rawlins a chegar também em 8:04, mas com 4 décimas de segundo de vantagem sobre Valgonen para tomar a primeira posição. Cristiana Valente (Glassdrive / Chanceplus / Allegro) esteve também a um excelente nível, e cumpriu o percurso em 8:20, um tempo que lhe daria a sétima posição no término. A vencedora, Miryam Nuñez foi a penúltima a sair e deixou assim todas as emoções para o final, batendo Rawlins por apenas 12 centésimas de segundo, para se consagrar a grande vencedora e primeira líder da Volta a Portugal!
Nas restantes classificações, a juventude é atribuída apenas a ciclistas do escalão júnior, com Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) a ser a primeira líder, após ter terminado em 29ª, a 38s. A Massi – Tactic Women’s Team lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UVP/FPC