TGV de Clermont-Ferrand causa estragos e é o primeiro lider da Okolo Slovenska!
O francês Rémi Cavagna, da Soudal Quick-Step, venceu a etapa 1 da 67ª edição do Okolo Slovenska / Tour de Slovaquie, depois de um dia inteiro em fuga! No segundo posto, terminou Mulu Kinfe Hailemichael, da Caja Rural – Seguros RGA, a 1:45, enquanto o terceiro lugar ficou para Kasper Asgreen, também da Soudal – Quick Step, já a 2:09.
A jornada inaugural da Volta à Eslováquia trazia um desafio de 172.7km, com partida e chegada na cidade de Kosice, num dia com bastante sobe e desce, incluindo quatro subidas categorizadas, embora três delas colocadas na fase inicial da tirada.
A fuga do dia foi composta por 14 unidades: Kasper Asgreen e Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), Koen Bouwman e Milan Vader (Jumbo – Visma), Bruno Armirail e Stefan Küng (Groupama – FDJ), Davide Bais (EOLO – Kometa), Mulu Kinfe Hailemichael (Caja Rural – Seguros RGA), Alessandro Tonelli (Green Project – Bardiani CSF – Faizane), Bart Lemmen (Human Powered Health), Antoine Debons (Team Corratec), Jakub Otruba (ATT Investments), Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) e Davide De Cassan (Friuli ASD).
A margem dos escapados não cresceu de forma muito expressiva, situando-se em cerca de 2 minutos antes do primeiro sprint intermédio. No entanto, este era um grupo de grande valor, pelo que se adivinhava uma tarefa complicada para o pelotão poder controlar e eliminar a movimentação. Na subida de segunda categoria colocada a meio do percurso, a fuga dividiu-se em dois grupos, ficando na frente Asgreen, Cavagna, Küng, Hailemichael, Lemmen, e Vader, que ia sendo o mais forte nas contagens de montanha.
A mais de 50km do final, deu-se a movimentação decisiva da jornada, com o ataque do TGV de Clermont-Ferrand, Rémi Cavagna! O campeão francês de contrarrelógio lançou-se na ofensiva e ninguém teve capacidade para o seguir. Até ao final, a vantagem de Cavagna foi aumentando gradualmente, com o gaulês a chegar ao risco de meta com um avanço de 1:45 sobre a concorrência! Em segundo lugar terminou Hailemichael, que escapou do grupo perto do final, com Kasper Asgreen a vencer o sprint a quatro para o terceiro posto.
Com este resultado, Cavagna conquista a camisola amarela, com 1:50 de avanço sobre Hailemichael, mas também a verde e também o prémio de ciclista mais combativo deste primeiro dia.
O único português em prova, Iúri Leitão, da Caja Rural, terminou no 23º lugar, dentro do top 10 do pelotão, a 5’15” do vencedor, acabando por ver a hipótese de lutar pela vitória gorada devido ao sucesso da fuga. Milan Vader é o primeiro líder da montanha, e Colby Simmons (Jumbo – Visma), 18º a 5:15, é o melhor jovem. A Soudal Quick-Step lidera coletivamente.
Amanhã, disputa-se a etapa 2, em novo percurso ondulado, numa distância de 143.9 km, que irá levar os ciclistas de Prešov até Poprad.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Jan Melicher