TGV de Clermont-Ferrand causa estragos e é o primeiro lider da Okolo Slovenska!

O francês Rémi Cavagna, da Soudal Quick-Step, venceu a etapa 1 da 67ª edição do Okolo Slovenska / Tour de Slovaquie, depois de um dia inteiro em fuga! No segundo posto, terminou Mulu Kinfe Hailemichael, da Caja Rural – Seguros RGA, a 1:45, enquanto o terceiro lugar ficou para Kasper Asgreen, também da Soudal – Quick Step, já a 2:09.

A jornada inaugural da Volta à Eslováquia trazia um desafio de 172.7km, com partida e chegada na cidade de Kosice, num dia com bastante sobe e desce, incluindo quatro subidas categorizadas, embora três delas colocadas na fase inicial da tirada.

Perfil da etapa 1 da Okolo Slovenska

A fuga do dia foi composta por 14 unidades: Kasper Asgreen e Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step), Koen Bouwman e Milan Vader (Jumbo – Visma), Bruno Armirail e Stefan Küng (Groupama – FDJ), Davide Bais (EOLO – Kometa), Mulu Kinfe Hailemichael (Caja Rural – Seguros RGA), Alessandro Tonelli (Green Project – Bardiani CSF – Faizane), Bart Lemmen (Human Powered Health), Antoine Debons (Team Corratec), Jakub Otruba (ATT Investments), Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) e Davide De Cassan (Friuli ASD).

A margem dos escapados não cresceu de forma muito expressiva, situando-se em cerca de 2 minutos antes do primeiro sprint intermédio. No entanto, este era um grupo de grande valor, pelo que se adivinhava uma tarefa complicada para o pelotão poder controlar e eliminar a movimentação. Na subida de segunda categoria colocada a meio do percurso, a fuga dividiu-se em dois grupos, ficando na frente Asgreen, Cavagna, Küng, Hailemichael, Lemmen, e Vader, que ia sendo o mais forte nas contagens de montanha.

A mais de 50km do final, deu-se a movimentação decisiva da jornada, com o ataque do TGV de Clermont-Ferrand, Rémi Cavagna! O campeão francês de contrarrelógio lançou-se na ofensiva e ninguém teve capacidade para o seguir. Até ao final, a vantagem de Cavagna foi aumentando gradualmente, com o gaulês a chegar ao risco de meta com um avanço de 1:45 sobre a concorrência! Em segundo lugar terminou Hailemichael, que escapou do grupo perto do final, com Kasper Asgreen a vencer o sprint a quatro para o terceiro posto.

Com este resultado, Cavagna conquista a camisola amarela, com 1:50 de avanço sobre Hailemichael, mas também a verde e também o prémio de ciclista mais combativo deste primeiro dia.

O único português em prova, Iúri Leitão, da Caja Rural, terminou no 23º lugar, dentro do top 10 do pelotão, a 5’15” do vencedor, acabando por ver a hipótese de lutar pela vitória gorada devido ao sucesso da fuga. Milan Vader é o primeiro líder da montanha, e Colby Simmons (Jumbo – Visma), 18º a 5:15, é o melhor jovem. A Soudal Quick-Step lidera coletivamente.

Amanhã, disputa-se a etapa 2, em novo percurso ondulado, numa distância de 143.9 km, que irá levar os ciclistas de Prešov até Poprad.

Líderes de todas as classificações do Okolo Slovenska

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Jan Melicher

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock