Para o melhor amigo Nathan, Jonas Vingegaard conquista a etapa 16 da La Vuelta a España!
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) venceu a décima sexta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 120.1km entre Liencres Playa e Bejes, e dedicou a etapa ao seu colega de equipa e melhor amigo Nathan Van Hooydonck. O neozelandês Finn-Fisher Black (UAE Team Emirates) foi segundo a 43s e o neerlandês Wout Poels (Bahrain Victorious) terceiro a 49s.
A 16ª etapa começou com diversas tentativas de ataque com Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Romain Grégoire (Groupama-FDJ), Max Poole e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich), Andreas Kron (Lotto Dstny), Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula), Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost), Paul Lapeira (AG2R Citroen Team), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) e Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) a ficarem isolados na frente da corrida. Os ataques provocaram um corte no pelotão, mas os ciclistas, que ficaram cortados, rapidamente entraram no grupo.
A 102km do fim, a vantagem do grupo da frente era de apenas 40s. A Ineos Grenadiers, a Team Arkéa-Samsic e a Intermarché-Circus-Wanty eram equipas que comandavam o pelotão pois queriam ter elementos na fuga do dia. A 80km do fim, ataques começaram a acontecer no pelotão e o grupo da frente acabou por ser alcançado 2km depois. Os ataques continuaram, mas nenhum deles tinha sucesso.
A 65km do fim, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) e Bardet atacaram, mas os dois foram alcançados em menos de 2km. Logo a seguir, Cattaneo atacou e foi seguido por Lorenzo Germani (Groupama-FDJ). Otto Vergaerde (Lidl-Trek), Kaden Groves e Max Poole fizeram a ponte para os dois da frente. Vergaerde e Germani acabaram por ceder. Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team), Julius Van den Berg (EF Education-EasyPost) e e Joel Nicolau (Caja-Rural Seguros RGA) conseguiram fazer a ponte para o grupo da frente.
A 30km do fim, o grupo da frente tinha cerca de 1:20 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma, que estava a mostrar indicações de querer vencer a etapa. 3km depois, no sprint intermédio, Groves foi buscar a pontuação máxima, e logo a seguir, o australiano tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. A 22km do fim, Julius Van den Berg atacou, mas não conseguiu isolar-se na frente da corrida. 1km depois, Cattaneo tirou pé e foi alcançado pelo pelotão que estava a 30s do grupo da frente. A 10.5km da meta, os quatro da frente foram alcançada pelo pelotão.
A Jumbo entrou com tudo na subida final e provocou um corte no pelotão. João Almeida (UAE Tem Emirates) estava bem colocado e estava com os favoritos. Marc Soler (UAE Team Emirates) ficou cortado. A 3.9km da meta, Jonas Vingegaard atacou e ficou isolado na frente da corrida. Poucos metros depois, Finn Fisher-Black atacou e tentava chegar a Vingegaard. Michael Storer (Groupama-FDJ) e Wout Poels também atacaram e tentavam chegar a Fisher-Black. João Almeida ainda puxou durante uns metros para ajudar Juan Ayuso (UAE Team Emirates), mas o português acabou por o deixar de fazer.
O grupo do camisola vermelha impunha um ritmo baixo e isso fez com que Marc Soler reentrasse. A 1.1km da meta, Almeida atacou, mas o português acabou não conseguiu sair do grupo. Poucos metros depois, Primoz Roglic (Jumbo – Visma) atacou e Enric Mas (Movistar Team) e Ayuso conseguiram fazer a ponte. Vingegaard continuou com o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda etapa nesta La Vuelta. Fisher-Black conseguiu manter-se em intermédio e foi 2º a 43s. Poels foi mais forte que Storer, nos últimos metros, para ser 3º a 49s.
Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) fez a ponte para Roglic, Mas e Ayuso e os três cruzaram a linha de meta a 1:01 de Vingegaard. Sepp Kuss (Jumbo – Visma) passou dificuldades e cruzou a linha de meta com Mikel Landa (Bahrain Victorious) a 1:05. Cian Uijtedebroeks (Bora-Hansgrohe) foi 12º a 1:13 e Marc Soler foi 14º a 1:23.
João Almeida mostrou-se bem e foi 11º a 1:09, mas o português ainda não parece estar na sua máxima força. Na geral, segue em 10º a 8:43 de Kuss. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 46º a 5:27. Nelson Oliveira (Movistar Team) passou mais um dia a proteger Mas e foi 112º a 9:59. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 134º e André Carvalho (Cofidis) 135º, ambos a 13:36.
Sepp Kuss segue líder da classificação geral e tem 29s sobre Jonas Vingegaard e 1:33 sobre Primoz Roglic. Juan Ayuso segue o melhor jovem e Kaden Groves manteve a liderança da classificação por pontos. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) parece se ter poupado para futuras etapas e o belga segue líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Sprint Cycling Agency