Lorena Wiebes vence etapa final, Lotte Kopecky conquista o Simac Ladies Tour!

A Campeã Europeia Lorena Wiebes (Team SD WorX) venceu a última etapa do Simac Ladies Tour, uma ligação de 150.3km com partida e chegada em Arnhem, batendo ao sprint a italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek), que ficou na segunda posição, após a sua companheira de equipa, Lotte Kopecky (Team SD Worx), ter lançado o sprint de forma avassaladora! Kopecky seria ainda terceira na etapa, conquistando assim o Simac Ladies Tour, a sua 14ª vitória da temporada.

A etapa final do Simac Ladies Tour trazia um percurso feito ao redor de dois circuitos, o primeiro com 7 voltas ao redor da colina de Beekhuizenseweg, com três passagens pontuáveis para a montanha, e o segundo com seis voltas ao redor de Zijpendaalseweg, também com três passagens pontuáveis para a montanha. A corrida começou com um ritmo elevado, sem grandes chances para uma fuga escapar, e foi a líder da montanha, Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) a evidenciar-se na primeira subida a Beekhuizenseweg sendo primeira.

Durante as três primeiras voltas, um grupo de 20 corredoras formou a primeira fuga, e criou uma vantagem de 1:40 sobre o pelotão. A segunda contagem em Beekhuizenseweg, deu-se ao km 52, e foi Karlijn Swinkels (Jumbo – Visma) a primeira, aproveitando que a líder Femke Gerritse não estava na dianteira. Na volta seguinte, ao km 93, foi Lauretta Hanson (Trek – Segafredo) a primeira. Apesar de não ter entrado diretamente no primeiro grupo que saiu, a Team SD Worx rapidamente se defendeu e fez Lotte Kopecky, Lorena Wiebes e Mischa Bredewold chegarem, na companhia de outras líderes que tinham falhado o movimento. Do top10 da geral, apenas Annemike van Vleuten (Movistar), no seu último dia de carreira, não integrava o grande grupo na frente da corrida.

A chegada ao segundo circuito voltou a mexer com a corrida, e Shirin van Anrooij (Lidl – Trek) foi uma das candidatas que bem agradeceu, após ter descolado alguns kms antes. A primeira passagem pontuável por Zijpendaalseweg deu-se com Swinkels a ser primeira, a 37km do fim, e o mesmo cenário voltou a acontecer 8km depois, já após Lorena Wiebes ter atacado uma vez, sem sucesso.

Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) tentou um primeiro ataque a 27km da meta, mas a investida não deu em nada, e só após a última contagem de montanha, 6km depois, em que Kopecky foi primeira, é que a polaca conseguiu escapar numa nova investida. A líder da Canyon//SRAM Racing conseguiu uma vantagem de cerca de 30s, enquanto no grupo que agora a perseguia surgiram ataques de Quinty Schoens (Parkhotel Valkenburg) e Floortje Mackaij (Movistar), todos sem sucesso, perante o trabalho de Mischa Bredewold.

Niewiadoma foi alcançada a apenas 1.7km do fim, e na resposta foi Mackaij a atacar novamente durante algumas centenas de metros, e a ser alcançada já próxima do lançamento do sprint final. Várias equipas tentaram chegar-se à frente, mas nenhuma voltou a ter o nível da Lidl – Trek e da Team SD Worx. Desta feita, Kopecky surgiu com uma portentosa arrancada para lançar o sprint, e colocou Lorena Wiebes em posição perfeita para vencer e bater desta feita Elisa Bálsamo, que foi segunda, enquanto a líder da geral celebrava na terceira posição.

O pódio da geral final com Lorena Wiebes – Lotte Kopecky – Anna Henderson (da esquerda para a direita)

Com os resultados da última etapa, Kopecky assegurou a vitória na geral, com 5s sobre Wiebes e 41s sobre Anna Henderson (Jumbo-Visma). Wiebes venceu a classificação por pontos, Swinkels arrecadou a classificação da montanha neste último dia, e Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) foi a melhor jovem. A Lidl – Trek venceu coletivamente.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock