Rafael Reis conquista pela segunda vez o GP JN após etapa final ganha por Adrián Bustamante!
O colombiano Adrián Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO) venceu a última etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma logação de 147.1km com partida e chegada em Viana do Castelo, batendo ao sprint, num grupo reduzido, o líder da classificação por pontos, Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) e também Aleksandr Grigoriev (Efapel Cycling), com Rafael Reis (Glassdrive – Q8 Anicolor) a ser quarto e a confirmar a sua segunda vitória no Grande Prémio, depois de já o ter feito em 2016.
Os primeiros 50km da etapa foram bastante rápidos, e os vários ataques que aconteceram não tiveram sucesso. Ao km 23, na passagem por Barroselas, foi Bustamante a aproveitar para vencer o primeiro sprint intermédio do dia. Foi apenas oa km 52 que se deu uma iniciativa mais séria com Mauricio Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) , Nicolas Saenz (Tafver – Ovos Matinados – Mortágua), David Livramento (AP Hotels&Resorts – Tavira – SC Farense) e Francisco Pereira (ABTF Betão – Feirense), que receberam depois a companhia de Ivo Pinheiro e Fábio Oliveira (ABTF Betão – Feirense) e Sérgio Adias (Zamora Enamora).
Com a entrada para a subida à Serra d’Arga, ao km 62, o grupo foi alcançado e foi António Carvalho a dizimar por completo o pelotão. A acompanhá-lo aguentaram apenas Joaquim Silva e Henrique Casimiro (Efapel Cycling), Jesus del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense). O ritmo do líder dos sprints intermédios acabou por dizimar também o grupo, passando no topo da contagem apenas com Joaquim Silva e Jesus del Pino, enquanto Eulálio e Casimiro retomavam ao grupo do camisola amarela, que seguia a cerca de 1min com uma dúzia de elementos.

Após a subida, apenas António Carvalho foi resistindo ao pelotão, e com 55km pela frente a diferença era de apenas 10s. Saído do pelotão, Pedro Pinto (Efapel Cycling) rapidamente fez a ponte para a frente, e os dois conquistaram cerca de 1min de vantagem. No último sprint intermédio do dia, em Caminha, António Carvalho foi primeiro, mas Bustamante foi terceiro e garantiu a vitória na classificação. Rapidamente se aproximou a subida à Montaria, a 27km do fim, onde o grupo ainda rodava na frente, com António Carvalho a ser novamente primeiro.
O grupo perseguidor foi ganhando elementos até consistir em cerca de 30 unidades, que ia dando luta aos dois homens escapados. António Carvalho foi quem mais resistiu, mas acabou por ser alcançado a 4km do final, com a discussão da vitória a seguir para um esperado sprint em pelotão reduzido. Foi já dentro do último km que se deu um novo ataque, com Rafael Reis, Luís Mendonça, Aleksandr Grigoriev e Adrian Bustamante a destacarem-se, e a ser o camisola amarela a lançar o sprint para dar a vitória ao seu colega de equipa, mas Bustamante estava mais forte e sprintou para a vitória, com Mendonça em segundo e Grigoriev em terceiro. Reis cortou a meta na quarta posição, a 3s do vencedor, com Francisco Campos (Fonte Nova – Felgueiras) a ser quinto, ao comando do reduzido pelotão, 7s depois.
Rafael Reis sagrou-se assim o grande vencedor do 32º GP JN, com 15s sobre Luís Fernandes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e 47s sobre Henrique Casimiro (Efapel Cycling). Luís Mendonça venceu a classificação por pontos, César Fonte a classificação da montanha, Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor) a juventude e Adrián Bustamante nos sprints intermédios. A Glassdrive – Q8 – Anicolor venceu coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins/Global Imagens