TGV de Roriz domina GP Alves Barbosa! José Salgueiro vence etapa 2, Gonçalo Costa conquista a geral!
O Campeão Nacional de Fundo Cadete, José Salgueiro (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) venceu a última etapa do Grande Prémio Alves Barbosa, uma ligação de 83.3km entre Coimbra e Montemor-o-Velho, em mais um dia de domínio da formação de Roriz, que colocou três homens no pódio! Gonçalo Costa foi segundo, com o mesmo tempo, e assegurou a conquista da geral, com Gonçalo Rodrigues a ser terceiro, 3s atrás, para fechar na mesma posição da geral!
A jornada começou com uma série de ataques, na tentativa de se formar a fuga do dia e atacar a formação de Roriz, que partia com primeiro e segundo na geral individual. A primeira contagem do dia surgiu ao km 17.4, em Alfarelos, com Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea), escapado em solitário, a ser primeiro, à frente de Gonçalo Rodrigues e José Salgueiro. Ao km 26, a corrida teve de ser neutralizada após várias quedas ocuparem todos os veículos de emergência disponíveis.
Retomada a corrida, os ataques começaram a suceder-se para a segunda contagem de montanha do dia, à entrada de Verride, com João Anunciação (Alenquer – GDM – Anipura) a ser primeiro, à frente de Dinis Martins e Gonçalo Rodrigues. Rapidamente se sucederam os dois sprints intermédios do dia, com Tomás Oliveira (Tensai / Sambiental / Santa Marta) a vencer o primeiro, ao km 34.1, e Bernardo Silva (Alenquer – GDM – Anipura o segundo, ao km 41.
Uma nova contagem de montanha surgiu pela frente ao pelotão numa difícil rampa ao km 42.7 no Miradouro, e foi o momento para a formação de Roriz partir a corrida, com Gonçalo Rodrigues, José Salgueiro e Gonçalo Costa a escaparem ao pelotão, que se partia metro após metro atrás do trio. Rodrigues era primeiro na contagem de montanha, mas o grupo continuava o trabalho exímio em busca da vitória na corrida.
As metas intermédias foram passando pela jornada, com José Salgueiro a vencer a meta das autarquias ao km 48 e Gonçalo Rodrigues uma nova contagem de montanha ao km 49.4. Até final, houve espaço para apenas mais um sprint intermédio, em Tentugal, com José Salgueiro a ser primeiro. O pelotão manteve-se sempre a cerca de 1min, sem conseguir fechar o espaço para o trio que chegava sozinho à meta, para celebrar uma completa vitória da Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact. Dinis Martins foi quarto na meta, já a 57s do vencedor.
Gonçalo Costa sagrou-se assim o grande vencedor do 23º Grande Prémio Alves Barbosa, com José Salgueiro em segundo, a 3s, e Gonçalo Rodrigues em terceiro, a 1:16. As restantes classificações também ficaram na equipa de Roriz, com Gonçalo Costa a ser o melhor jovem, Gonçalo Rodrigues a vencer a montanha e José Salgueiro por pontos, nas metas volantes e nas metas autarquias. A Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact venceu coletivamente.
Fotos: Rui Faria