10 anos depois, Rui Costa volta a vencer em grandes voltas e conquista etapa 15 da La Vuelta!

O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) venceu a décima quinta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 158.3km entre Pamplona e Lekunberri, batendo ao sprint o alemão Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious).

A 15ª etapa começou com Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Andreas Kron (Lotto Dstny) e Matevz Govekar (Bahrain Victorious) a ficarem isolados na frente da corrida. A 152km do fim, os três da frente acabaram por ser alcançados. O ritmo alto continuou no pelotão e ataques também continuavam acontecer. Evenepoel atacou várias vezes, mas não estava fácil a formação da fuga do dia.

A 97km do fim, Evenepoel voltou atacou e um grupo de 22 ciclistas ficou isolado na frente da corrida. Rui Costa estava nesse grupo. No pelotão, ataques começaram acontecer e Marc Soler e João Almeida (UAE Team Emirates) eram alguns dos que tentavam sair, mas não tiveram sucesso. Poucos kms depois, Soler atacou e foi seguido por Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) e Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe). Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe) estava com dificuldades em aguentar o ritmo do pelotão que acabou por partir. A 90km do fim, o grupo de Soler, Vingegaard e Vlasov juntou-se ao da frente.

Ataque de Evenepoel, Rui Costa e Rodriguez (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A 85km do fim, a falta de cooperação do grupo da frente fez o primeiro pelotão alcançar o grupo da frente. Logo a seguir, Rui Costa atacou e foi seguido por Evenepoel e Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic). 6km depois, Santiago Buitrago e Lennard Kamna atacaram e juntaram-se ao grupo da frente. Uijtedebroeks reentrou no pelotão. A 78km do fim, na primeira contagem do dia, Evenepoel foi buscar a pontuação máxima. Pouco kms depois, Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost), Andrea Vendrame e Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team), Rudy Molard (Groupama-FDJ), Nico Denz (Bora-Hansgrohe), Jimmy Janssens (Alpecin-Deceuninck), Kron, Einer Rubio (Movistar Team) e Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich) juntaram-se ao grupo da frente.

A 50km do fim, o grupo da frente tinha cerca de 3:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin-Deceuninck. 6km depois, na segunda contagem do dia, ataques aconteceram no grupo da frente e alguns ciclistas acabaram por ceder. A 48km do fim, Evenepoel foi buscar a pontuação máxima na segunda contagem do dia.

A 17km da meta, Janssens foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. O belga continuou com o ataque e ficou isolado na frente da corrida. Poucos metros depois, Rui Costa e Buitrago atacaram e juntaram-se a Janssens na frente da corrida. A 14km da meta, Janssens perdeu o contacto com o grupo da frente. Buitrago ainda acabou por atacar, mas Rui Costa conseguiu seguir o colombiano. 4km depois, Kamna atacou e o alemão juntou-se a Buitrago e a Rui Costa na frente da corrida, a 8km da meta. Poucos metros depois, Kamna atacou, mas não conseguiu isolar-se. Logo a seguir, Buitrago atacou e conseguiu uma ligeira vantagem, mas acabou por ser alcançado no início da descida.

A cerca de 5km da meta, na descida, Kamna conseguiu uma pequena vantagem sobre Rui Costa e Buitrago. 2km depois, o alemão acabou por cair e foi ultrapassado pelo português e pelo colombiano. A cerca de 1km da meta, Rui Costa e Buitrago começaram a marcar-se e isso fez com que Kamna conseguisse reentrar. Os três estavam da marcar-se e o ritmo do grupo era baixo, Rui Costa fez uma ligeira aceleração para aumentar o ritmo do grupo pois podiam ser alcançados pelos perseguidores. Kamna comandava o grupo com Rui Costa na sua roda e Buitrago era o último do grupo. Buitrago lançou o sprint, mas o colombiano não conseguiu passar Kamna que continuava com Rui Costa na sua roda. O português conseguiu passar o alemão, nos últimos metros, para se estrear assim a vencer na La Vuelta.

João Almeida (UAE Team Emirates) chegou no pelotão e foi 35º a 2:52. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 74º a 9:12. André Carvalho (Cofidis) foi 129º a 17:16 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 141º a 17:30.

Sepp Kuss (Jumbo – Visma) segue líder da classificação geral. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) segue o melhor jovem. Evenepoel segue o líder da classificação da montanha.

Sepp Kuss segue o Camisola Vermelha (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Os metros finais

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock