Remco Evenepoel redime-se e conquista etapa 14 da La Vuelta! João Almeida chega com os favoritos!

O campeão belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu a décima quarta da etapa La Vuelta a España, uma ligação de 156.2km entre Sauveterre-de-Béarn e Larra-Belagua, batendo o francês Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) por 1:22 e o belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) por 6:33.

A 14ª etapa começou com diversas tentativas de ataque e Remco Evenepoel no centro das atenções, mas os ataques acabaram por não ter sucesso. A 145km do fim, Nelson Oliveira (Movistar Team) e Evenepoel atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. Poucos kms depois, os dois acabaram por ser alcançados.

Ataque de Remco Evenepoel e Nelson Oliveira (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A cerca de 125km do fim, Evenepoel, Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Damiano Caruso e Kamil Gradek (Bahrain Victorious), Juan Pedro Lopez e Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl – Trek), Clément Davy e Michael Storer (Groupama-FDJ), Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), Lennert Van Eetvelt, Stefan Bissegger e Sean Quinn (EF Education-EasyPost), Rui Costa, Simone Petilli e Julius Johansen (Intermarché-Circus-Wanty), André Carvalho e Ruben Fernandez (Cofidis), Romain Bardet e Alberto Dainese (Team DSM-Firmenich), Kévin Vauquelin e Kévin Ledanois (Team Arkéa-Samsic), Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) e Nelson Oliveira saíram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 120km do fim, a UAE Team Emirates tentava que a fuga não tivesse uma vantagem grande e tinha Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a comandar o pelotão. Poucos kms depois, Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) atacou e conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. Chris Hamilton (Team DSM-Firmenich) e José Manuel Diaz (Burgos-BH) também conseguiu juntar-se ao grupo da frente. Rui Oliveira e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) eram dois dos ciclistas que tentavam fazer a ponte para o grupo da frente, mas os dois acabaram por não conseguir.

Na primeira contagem do dia, o grupo da frente começou a partir. Rui Costa e André Carvalho eram dois dos ciclistas que perderam o contacto. A 91km do fim, Evenepoel foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. O belga continuou com o ataque e só o Bardet o seguiu a descer. A 70km do fim, o duo da frente tinha 45s de vantagem sobre Storer, Castroviejo, Diaz, Nelson Oliveira, Van Eetvelt, Caruso, Kamna, Hamilton, Quinn, Cattaneo e Lopez e 3:40 sobre o pelotão.

Remco Evenepoel e Romain Bardet na frente da corrida (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A 59km do fim, Nelson Oliveira e Diaz deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo perseguidor. 3km depois, Kamna, Quinn e Caruso também perderam o contacto com o grupo perseguidor. A 51km do fim, Marc Soler (UAE Team Emirates) tentava não perder o contacto com o pelotão e o português João Almeida (UAE Team Emirates) acabou por o ajudar. Logo a seguir, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) atacou, mas os homens da Jumbo não o deixaram sair e o ritmo do pelotão acabou por baixar imenso. Na frente da corrida, Storer atacou e tentava fazer a ponte para os dois da frente. Van Eetvelt e Castroviejo tentavam chegar a Storer.

A 47km do fim, na segunda contagem do dia, Evenepoel foi o primeiro a passar no alto. 23km depois, na terceira contagem do dia, o belga voltou a ser o mais forte. Poucos kms depois, Castroviejo e Van Eetvelt alcançaram Storer. A 15km da meta, o duo da frente tinha 3:40 sobre o grupo perseguidor e mais de 6:00 sobre o pelotão.

Remco impunha um ritmo alto na frente da corrida e a 3.8km da meta, Bardet acabou por ceder. O belga continuou com o seu ritmo para conquistar assim a sua segunda vitória nesta Vuelta. Bardet foi segundo a 1:22. Van Eetvelt foi mais forte que Castroviejo, nos últimos metros, para ser 3º a 6:33. David de La Cruz (Astana Qazaqstan Team), que era 13º na geral no início da etapa, atacou mas o espanhol só ganhou 1s aos favoritos.

João Almeida na subida final (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

João Almeida mostrou-se muito bem na etapa de hoje e foi 16º a 8:22. Na geral, o português segue em 10º a 8:39. Nelson Oliveira foi 33º a 20:33. Rui Costa foi 83º e André Carvalho foi 110º, ambos a 30:15. Rui Oliveira foi 144º a 34:53.

Sepp Kuss (Jumbo – Visma) segue líder da classificação geral. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos e Juan Ayuso segue o melhor jovem. Remco Evenepoel é o novo líder da classificação da montanha.

Sepp Kuss segue de Vermelho (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock