Van Poppel vence duelo apertado a Vernon e põe fim ao domínio da Jumbo na etapa 6 do Tour of Britain!

O neerladnês Danny van Poppel (BORA – hansgrohe) conseguiu pôr fim ao domínio da formação neerlandesa da Jumbo – Visma ao vencer a etapa 6 do Tour of Britain num sprint renhido com o britânico Ethan Vernon (Great Britain National Team)! A vitória foi entregue ao neerlandês da BORA após o final ter sido revisto no photofinish. O norueguês Tord Gudmestad (Uno-X Pro Cycling Team) foi mais forte que Olav Kooij (Jumbo – Visma) para ser terceiro.

O perfil da 6ª etapa da Tour of Britain

A etapa 6 do Tour of Britain ligou Southend-on-Sea a Harlow, ao longo de 146.2km, na última oportunidade de os sprinters vencerem, embora o final fosse relativamente acidentado, com uma subida de terceira categoria a 50km da meta. A fuga do dia formou-se nos primeiros kms com Kamil Malecki (Q36.5 Pro Cycling Team), Joren Bloem e Abram Stockman (TdT – Unibet), que após 3km de etapa já seguiam com 1min de vantagem.

O ritmo manteve-se alto durante a fase inicial da etapa, e apesar da diferença inicial, os três foram alcançados com 50km percorridos, apesar de Stockman ainda ter vencido o primeiro sprint intermédio do dia. A 89km do fim, William Tidball (Saint Piran) atacou e conseguiu escapar, recebendo pouco depois a companhia de Danny van der Tuuk (Equipo Kern Pharma), Jack Rootkin-Gray (Saint Piran), Abram Stockman e Hartthijs de Vries (TdT – Unibet) saltaram do pelotão e juntaram-se a Tidball na frente da corrida. O quinteto da frente tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre o pelotão.

A 49km do fim, Stockman furou e foi forçado a perseguir, alcançando o grupo da frene com 43km por percorrer. A única contagem de montanha do dia surgiu com 47km para o fim, com Rootkin-Gray a ser o primeiro a passar no alto. A 45km do fim, Van der Tuuk furou e foi alcançado pelo pelotão, e poucos kms também Tidball sofreu um furo e foi absorvido. A 38km da meta, Rootkin-Gray cedeu e deixou o duo da Tdt-Unibet isolado na frente da corrida.

A dupla da Tdt-Unibet ainda se aguentou algum tempo na frente da corrida, mas acabaram por ser alcançados a 14km da meta. 6km depois, Fernando Gaviria (Movistar Team) ficou envolvido numa queda e o colombiano acabou por ser obrigado a abandonar a prova. A 6.6km da meta, Dimitri Peyskens (Bingoal WB) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão, que o deixou ganhar alguns metros para o alcançar com 3km pela frente.

Nos últimos kms, a Ineos Grenadiers e a Jumbo – Visma lutavam pela frente do pelotão. Nos metros finais, Wout Van Aert (Jumbo – Visma) começou a lançar o sprint de Kooij, mas foi Gudmestad a surpreender e a ser o primeiro a arrancar para o sprint. O norueguês foi ultrapassado por Vernon, que parecia ter a vitória na mão, mas, vindo de trás com uma grande potência, van Poppel colocou-se a seu lado e conseguiu bater Vernon com o esticar da bicicleta para vencer assim a sexta jornada do Tour of Britain. Gudmestad conseguiu ser terceiro, enquanto Kooij teve o seu pior dia e acabou na quarta posição.

Wout Van Aert foi 17º e mantém a liderança da geral, com 3s sobre Ethan Vernon e Olav Kooij, que mantém a liderança da juventude e da classificação por pontos. James Fouché (Bolton Equities Black Spoke) mantém a liderança da classificação da montanha e a Uno-X da classificação coletiva.

Amanhã os ciclistas rumam à primeira das duas etapas que decidirão a geral, com uma jornada acidentada de 170.9km entre Tewkesbury e Gloucester. Conseguirá Wout van Aert defender-se até domingo?

Wout Van Aert segue o líder do Tour of Britain (Foto: Alex Whitehead)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Tour Of Britain

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock