Masterclass da Jumbo com Vingegaard a vencer Etapa Rainha da La Vuelta! João Almeida sofreu e Evenepoel quebrou!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) venceu a décima terceira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 134.7km entre Formigal. Huesca La Magia e Col du Tourmalet, batendo os seus colegas de equipa Sepp Kuss e Primoz Roglic por 30s e 33s, respetivamente.

A etapa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 130km do fim, na primeira contagem do dia, Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) foi o primeiro a passar no alto. 11km depois, Eduardo Sepúvelda (Lotto Dstny) atacou a descer. Poucos kms depois, um grupo de cerca de 20 ciclistas juntou-se ao argentino na frente da corrida. A 93km do fim, João Almeida (UAE team Emirartes) perdeu o contacto com o pelotão, mas o português conseguiu reentrar. O grupo que estava na frente da corrida acabou por ser alcançado. Andreas Kron (Lotto Dstny) atacou e ficou isolado na frente da corrida.

A 89km do fim, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) perdeu o contacto com o pelotão e tinha todos os seus colegas de equipa consigo. João Almeida também estava no grupo do belga. 1km depois, o português atacou e tentava reentrar no pelotão, mas não tinha uma tarefa nada fácil. Michael Storer (Groupama-FDJ), Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic) e Kenny Elissonde (Lidl – Trek) atacaram e juntaram-se ao grupo da frente.

Damien Novak (UAE Team Emirates) acabou por tirar pé e começou a esperar por João Almeida. A 86km do fim, na segunda contagem do dia, Storer foi o mais forte. 9km depois, o grupo da frente foi alcançado. A 73km do fim, Damiano Caruso e Mikel Landa (Bahrain Victorious) atacaram a descer e foram seguidos por Kuss e Vingegaard.

João Almeida na etapa de hoje da La Vuelta (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A 59km do fim, os quatro da frente foram alcançados. Logo a seguir, alguns ataques aconteceram, mas nenhum deles teve sucesso. Os ataques fizeram com que alguns ciclistas reentrassem e o grupo da frente era composto por Kuss, Vingegaard, Roglic, Robert Gesink e Wilco Kelderman (Jumbo – Visma), Marc Soler e Juan Ayuso (UAE Team Emirates), Enric Mas e Einer Rubio (Movistar Team), Steff Cras (TotalEnergies), Cian Uijtdebroeks, Aleksandr Vlasov e Emanuel Buchamnn (Bora-Hansgrohe), Landa e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), David de la Cruz (Astana Qazaqstan Team), Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Storer e Lenny Martinez (Groupama-FDJ), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) Max Poole (Team DSM-Firmenich) e Rodriguez.

A 56km do fim, Martinez e Poole acabaram por perder o contacto com o grupo da frente 3km depois, Storer atacou e foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia. Vingegaard foi buscar 4s de bonificação e Ayuso 2s. Logo a seguir, o australiano foi alcançado. A cerca de 20km da meta, Martinez e Poole reentraram no grupo da frente. 3km depois, Martinez voltou a ceder. A 15km da meta, João Almeida estava a 3:30 do grupo da frente. Kelderman aumentou o ritmo no grupo da frente e alguns ciclistas começaram a ceder.

A 7.8km da meta, Vingegaard atacou e foi seguido por Ayuso, Mas, Kuss, Uijtdebroeks, Roglic e Landa. 500 metros depois, Vingegaard voltou a atacar e ficou isolado na frente da corrida. Landa perdeu o contacto com o grupo perseguidor. A 5.3km da meta, Mas atacou e foi seguido por Kuss. 1.3km depois, o americano atacou, mas Mas acabou por alcançar uns metros depois e os dois receberam a companhia de Ayuso, Roglic e Uijtdebroeks.

Kuss a cruzar a linha de meta com Roglic no fundo a sprintar para ser 3º (Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

A 1.1km da meta, Kuss atacou e garantiu mais um lugar no pódio para a Jumbo pois ninguém teve capacidade para o seguir. Vingegaard continuou com o seu ritmo e o dinamarquês venceu assim a etapa 13 da La Vuelta. Kuss manteve o seu ritmo e acabou por ser segundo a 30s. Roglic atacou, nos metros finais, e foi terceiro a 33s. Ayuso e Uijtedebroeks foram 4º e 5º, respetivamente a 38s e Mas 6º a 40s. Cras fez uma grande etapa e foi 9º a 2:32. Evenepoel foi 60º a 27:05.

João Almeida sofreu na etapa de hoje e o português, que disse que estava doente, foi 15º a 6:47. Na geral é 10º a 8:39. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 45º a 26:25 e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 65º a 27:15. André Carvalho (Cofidis) foi 112º a 32:34 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 147º a 34:21.

Sepp Kuss segue líder da classificação geral. Jonas Vingegaard é o novo líder da classificação da montanha e Juan Ayuso é o novo líder da juventude. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos.

Kuss segue de Vermelho (Foto: ANDER GILLENEA/AFP via Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock