De Rui para Rey! Lançamento monstruoso entrega a Molano a etapa 12 da La Vuelta!
O colombiano Sebastian Molano (UAE Team Emirates) venceu ao sprint a décima segunda etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 150.6km entre Ólvega e Zaragoza, após um lançamento fenomenal do português Rui Oliveira que ainda foi 4º. O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) foi 2º e o neerlandês Boy Van Poppel (Intermarché-Circus-Wanty) 3º.
A décima segunda etapa começou com Jetse Bol (Burgos-BH) e Abel Balderstone (Caja-Rural Seguros RGA) a saltaram do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 126km do fim, a vantagem do duo da frente era de cerca de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin-Deceuninck. 15km depois, uma queda aconteceu no pelotão, mas todos os ciclistas envolvidos reentraram no pelotão.
O pelotão impunha um ritmo tranquilo, a vantagem dos dois da frente foi diminuindo e acabaram por ser alcançados a 44km do fim. Poucos metros depois, Bol voltou a atacar para tentar garantir o prémio de combatividade e o neerlandês da Burgos acabou por ser alcançado a 38km do fim.
A 19km do fim, Kaden Groves não deu hipótese e foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. Primoz Roglic (Jumbo – Visma) foi mais forte que Casper Pedersen (Soudal Quick-Step) para ser segundo no sprint intermédio que lhe deu 4s de bonificação. Poucos metros, numa zona de vento, a Bahrain Victorious tentou partir o pelotão, mas acabou por não conseguir.
A 2km da meta, a Alpecin-Deceuninck comandava o pelotão e tinha Kaden Groves na melhor posição para o sprint final. Rui Oliveira e Molano não estavam posicionados e os dois tinham muito que subiram no grupo. Nos metros finais, Rui Oliveira começou a subir no grupo com Molano na roda e o português conseguiu surpreender o comboio da Alpecin com uma fantástica aceleração numa ligeira curva para a esquerda. O português levou Molano de cadeirinha e o colombiano abriu o seu sprint, nos últimos metros, para regressar assim às vitórias no World Tour. Groves ainda teve de tirar os pés dos pedais, nos metros finais, o australiano perdeu velocidade, mas acabou por fazer um grande sprint para ser 2º.
Após o monstruoso lançamento que fez para Molano, Rui Oliveira conseguiu manter-se entre os primeiros no sprint final e conseguiu um fantástico 4º lugar, que mostra o grande ciclista que é e o grande trabalho que faz para os seus colegas de equipa.
João Almeida (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team) chegaram no pelotão. André Carvalho (Cofidis) foi 95º a 40s e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 143º a 1:54.
Sepp Kuss (Jumbo – Visma) segue o líder da classificação geral. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) manteve a liderança da juventude e Jesus Herrada (Cofidis) manteve a liderança da classificação da montanha. Kaden Groves manteve a liderança da classificação por pontos.
Os metros finais
Classificações
Results powered by FirstCycling.com