Jesus Herrada dá a primeira vitória aos espanhóis na etapa 11 da La Vuelta a España!

O espanhol Jesus Herrada (Cofidis) venceu a décima primeira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 163.2km entre Lerma e La Laguna Negra, batendo o francês Romain Grégoire (Groupama-FDJ) por 3s e o dinamarquês Andreas Kron (Lotto Dstny) por 8s.

Antes do arranque oficial da etapa, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) sofreu uma queda e o espanhol ficou marcado nas costas, mas acabou por reentrar no pelotão. A etapa começou com um ritmo altíssimo e durante vários kms, diversos ciclistas tentar saltar do pelotão e formar a fuga do dia, mas nenhum deles acabou por ter sucesso.

João almeida na etapa 11 da La Vuelta (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A 106km do fim, Geraint Thomas e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Jacopo Mosca e Otto Vergaerde (Lidl – Trek), Rudy Molard, Lewis Askey e Romain Grégoire (Groupama-FDJ), Andreas Kron, Andrea Piccolo e Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost), Nicolas Prodhomme, Damien Touze e Dorian Godon (AG2R Citroen Team), Jan Maas (Team Jayco-Alula), Julius Johansen (Intermarché-Circus-Wanty), Jorge Arcas (Movistar Team), Jesus Herrada, Sean Flynn (Team DSM-Firmenich), Lukasz Owsian (Team Arkéa-Samsic), Paul Ourselin e Alan Jousseaume (TotalEnergies), Luis León Sanchez (Astana Qazaqstan Team), Joel Nicolau (Caja-Rural Seguros RGA) e José Manuel Diaz, Pelayo Sanchez e Eric Fagundez (Burgos-BH) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 85km do fim, a vantagem da fuga do dia era de 3:50 sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. O pelotão acabou por baixar o ritmo e garantiu que a vitória fosse para um dos fugitivos do dia pois a 27km do fim, o grupo da frente tinha quase 6:00 de vantagem. 2km depois, Johansen tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. A 18km do fim, Nicolau foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. Poucos kms depois, Johansen voltou a atacar, porém o dinamarquês foi rapidamente alcançado.

Fuga do dia (Foto: Cxcling Creative Agency)

A 10km da meta, Ourselin atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o grupo perseguidor. 3km depois, o francês tinha cerca de 25s de vantagem sobre o grupo perseguidor. Logo a seguir, Kron tentou saltar do grupo perseguidor, mas o foi marcado por Thomas e Grégoire. No pelotão, as principais equipas lutavam pela colocação para a entrada da subida final.

Ganna acabou por assumir a perseguição a Ourselin e o grupo perseguidor começou a partir. A 4.6km da meta. Ourselin foi alcançado. A 3km da meta, Ganna liderava o grupo da frente que tinha Thomas, Grégoire, Molard, Kron, Pelayo Sanchez, Prodhomme, Caicedo e Jesus Herrada. João Almeida (UAE Team Emirates) estava bem colocado no pelotão atrás do comboio da Jumbo.

A cerca de 1.8km da meta, Caicedo atacou, mas Thomas fechou o espaço. 700 metros depois, o equatoriano voltou a atacar e conseguiu uma boa vantagem. Grégoire tentou seguir Caicedo, mas acabou por ser fechado. Não havia cooperação e Molard acabou por passar para o comando do grupo. Mas o francês não ficou muito tempo na frente, pois Thomas aumentou o ritmo. Grégoire, Kron e Jesus Herrada colocaram-se na roda do britânico.

A cerca de 300 metros da meta, Herrada atacou e foi seguido por Grégoire e Kron. Os três passaram Caicedo, mas Grégoire e Kron deixaram de ter capacidade para seguir Herrada que conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. Grégoire foi mais forte que Kron, nos últimos metros, e foi segundo a 3s. O jovem francês ficou perto da vitória, mas continua a mostrar a grande temporada que está a fazer. Thomas não teve resposta para o ataque de Herrada e foi 5º a 19s.

No pelotão, Cian Uijtebroeks (Bora-Hansgrohe) atacou e tentava ganhar alguns segundos. A Quick-Step comandava o pelotão e não deixava que ninguém saísse. Nos metros finais, Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) atacou e foi seguido por Wilco Kelderman (Jumbo – Visma). A cerca de 150 metros da meta, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) tentou ganhar segundos no sprint, mas Sepp Kuss (Jumbo – Visma) não deixou o belga ganhar tempo. O sprint do belga fez com que Carthy, Kelderman e Uijtedebroeks fossem alcançados.

João Almeida chegou seguro no pelotão e foi 37º a 5:50. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 72º a 7:23. Nelson Oliveira (Movistar Team) e André Carvalho (Cofidis) foram 101º e 103º, respetivamente, ambos a 13:07. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 150º a 17:42.

Sepp Kuss segue líder da classificação geral. Remco Evenepoel segue o melhor jovem e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos. Jesus Herrada é o novo líder da classificação da montanha.

Sepp Kuss segue o Camisola Vermelha (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock