Roglic vence batalha frenética na etapa 8 da La Vuelta! João Almeida foi 6º! Kuss é o novo líder!

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) venceu a oitava etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 165km entre Dénia e Xorret de Catí, batendo ao sprint o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates). João Almeida (UAE Team Emirates) voltou a fazer das suas e foi 6º a 2s. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) também foi desataque na etapa de hoje onde se mostrou num grande nível na fuga do dia.

A oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque com um grupo de 14 ciclistas a ficar isolado na frente da corrida. A 137km do fim, o grupo da frente acabou por ser alcançado. João Almeida acabou por ficar envolvido numa queda. O português voltou à bicicleta, reentrou no pelotão e ainda recebeu assistência médica. 1km depois, na primeira contagem do dia, Jesus Herrada (Cofidis) foi o primeiro a passar no topo.

Logo a seguir, Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates), Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Damiano Caruso e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Kenny Elissonde e Bauke Mollema (Lidl – Trek), Ben Zwiehoff (Bora-Hansgrohe), Andreas Kron, Sylvain Moniquet e Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny), Diego Camargo (EF Education-EasyPost), Callum Scotson (Team Jayco-Alula), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Oier Lazkano (Movistar Team), Jesus Herrada e Ruben Fernandez (Cofidis), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich), Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic), Javier Romo (Astana Qazaqstan Team), Pelayo Sanchez e José Diaz (Burgos-BH) e Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A fuga do dia (Foto: Cxcling Creative Agency)

A cerca de 127km do fim, Paul Ourselin e Fabien Doubey (TotalEnergies), Nelson Oliveira (Movistar Team), Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team), Vadim Pronskiy (Astana Qazaqstan Team), Julius Van den Berg (EF Education-EasyPost), Welay Berhe (Team Jayco-Alula) e Thomas de Gendt (Lotto Dstny) juntaram-se ao grupo da frente. 16km depois, na segunda contagem do dia, Jesus Herrada foi novamente o mais forte. Logo a seguir, De Gendt atacou e ficou isolado na frente da corrida.

A 83km do fim, na terceira contagem do dia, Lazkano, Tiberi, Romo, Rui Costa e Rodriguez saltaram do grupo perseguidor e fizeram a ponte para De Gendt. Poucos kms depois, De Gendt cedeu e foi alcançado pelo grupo perseguidor. Elissonde, Kron e Prodhomme atacaram e tentavam fazer a ponte para os cinco da frente. A 63km do fim, Kron, Elissonde e Prodhomme juntaram-se ao quinteto da frente. 4km depois, o grupo perseguidor juntou-se ao grupo da frente.

Poucos kms depois ataques começaram a acontecer na quarta contagem do dia e o grupo da frente começou a partir. A 54km do fim, Moniquet foi buscar a pontuação máxima na contagem. Os ataques continuaram após a subida e a cerca de 45km do fim, Rui Costa, Lazkano, Kron e Caruso ficaram isolados na frente da corrida. A 40km do fim, Caruso foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. A Jumbo começou a acelerar no pelotão e começou a tirar as chances de a fuga do dia vingar.

Rui Costa mostrou-se bastante ativo na etapa 8 (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Van Eetvelt e Camargo saltaram do grupo perseguidor e estavam a 1:30 do grupo da frente que tinha 1:50 de vantagem sobre o pelotão a 25km da meta. 14km depois, os dois perseguidores foram alcançados pelo pelotão. A 6.3km da meta, já na última subida do dia, Lazkano acelerou e só Rui Costa o conseguiu seguir. No pelotão, a Quick-Step partia o grupo. João Almeida não entrou bem colocado e o português tinha de ir passando os ciclistas que começavam a ceder.

A cerca de 5.5km da meta, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Lenny Martinez (Groupama-FDJ) começou a perder o contacto com o pelotão. Sepp Kuss, Roglic e Vingegaard (Jumbo – Visma), Evenepeol, Enric Mas (Movistar Team) e Ayuso e Marc Soler (UAE Team Emirates) ficaram isolados na frente da corrida. João Almeida estava a seu ritmo e estava muito perto do grupo da frente. Poucos metros depois, Kuss atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. O americano acabou por ser alcançado a 4.1km da meta pelo grupo dos favoritos que era comandado por Evenepoel. João Almeida conseguiu alcançar o grupo da frente.

Perto do topo da subida, Evenepoel acelerou e Kuss, Soler e João Almeida acabaram por ceder. Na descida que levava à rampa final, Mas perdeu alguns metros mas conseguiu manter o contacto com o grupo da frente. Na entrada da rampa final, Kuss, Soler e João Almeida reentraram no grupo da frente. Nos metros finais, Evenepoel lançou o sprint e só Roglic e Ayuso o conseguiram seguir. Roglic acabou por passar o belga para vencer assim a etapa 8 da La Vuelta. Mas, Vingegaard, João Almeida, Kuss e Soler cruzaram a linha de meta a 2s. Lenny Martinez chegou com Cian Uijtedebroeks (Bora-Hansgrohe) a 1:10.

João Almeida acabou por ser 6º na etapa e o português é agora 11º na geral a 3:09 de Kuss. Rui Costa fez uma grande etapa e foi 24º a 2:06. Nelson Oliveira, que também esteve na fuga, foi 54º a 7:22. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e André Carvalho (Cofidis) foram 150º e 153º, respetivamente, ambos a 27:36.

Sepp Kuss é o novo líder da classificação geral. Lenny Martinez manteve a liderança da juventude, Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos e Eduardo Sepúlveda (Lotto Dstny) manteve a liderança da classificação da montanha.

Sepp Kuss é o novo Camisola Vermelha (Foto: Jumbo-Visma)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Cxcling Creative Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock