Gaia de gala! Grande ataque vale vitória a Realini no dia 4 de Tour de l’Avenir Femmes!

A italiana Gaia Realini venceu a etapa 4 do Tour de l’Avenir Femmes, após um grande ataque a mais de 25km da meta! No segundo posto, a 41 segundos, terminou a neerlandesa Shrin Van Anrooij, seguindo-se a 45 segundos a britânica Anna Shackley e também a alemã Antonia Niedermaier, que assim conserva a sua liderança na classificação geral.

O quarto dia de Volta à França do Futuro trazia uma jornada de 79.8km, entre Challes-les-Eaux e Megève, num percurso duro, incluindo uma subida de 2ª categoria e outra de 1ª, já a menos de 20km do final.

Perfil da etapa 4 do Tour de l’Avenir Femmes

A corrida começou em ritmo elevado, com vários ataques e alguns grupos a conseguirem isolar-se, mas apenas de forma temporária. As formações dos Estados Unidos da América, da Bélgica, da Alemanha, e da Itália iam tentando controlar as operações.

Apesar das muitas tentativas de formar uma fuga, o pelotão permaneceu compacto durante boa parte da jornada. Seria na abordagem à subida de 2ª categoria, a 40 km do final, que a corrida haveria de mexer de forma significativa, através do trabalho da seleção francesa. Primeiro, foi a campeã gaulesa Sub-23, Océane Mahé, a tentar sair, seguindo-se a movimentação de Maeva Squiban, que conseguiu isolar-se à passagem pelo topo da contagem e depois aumentar a sua vantagem na descida para 1 minuto. No pelotão, rodavam apenas cerca de 30 ciclistas.

Squiban acabaria por pagar a sua audácia na subida seguinte, sendo alcançada rapidamente pelo grupo principal. Na contagem de 1ª categoria para Montée du Cernix, deu-se a movimentação decisiva da jornada, com o ataque de Gaia Realini. Na perseguição à italiana formava-se um trio, com as duas primeiras da geral, Niedermaier e Shackley, acompanhadas de Squiban, com Shirin Van Anrooij, dos Países Baixos, a tentar manter-se em contacto com a frente da corrida.

Squiban acabou por ceder inevitavelmente, enquanto van Anrooij chegou à companhia de Niedermaier e Shackley. Às três juntou-se ainda a surpreendente francesa Marion Bunel, da seleção local Auvergne-Rhône-Alpes, mas já próxima do topo da contagem acabou por descolar, apesar de ainda ter feito van Anrooij sofrer um pouco antes. As três cruzaram a contagem do Montée du Cernix a 1:15 de Realini, criando-se, a partir daí, uma boa colaboração em busca da italiana.

Até ao final, Realini soube gerir bem a sua margem, chegando com margem confortável ao km final. Ao cruzar a meta, a atleta transalpina da Lidl-Trek festejou um grande triunfo, com “panache”, ela que nesta temporada fechou pódio no Giro e na Vuelta. Com um atraso de 41 segundos chegou Van Anrooij, que conseguiu abrir uma margem de 4 segundos para as concorrentes na luta pela geral, Shackley e Niedermaier já nos metros finais.

Antonia Niedermaier permanece na liderança do Tour de l’Avenir Femmes!

Ainda assim, continua a ser a germânica a líder da competição, com 14 segundos de avanço sobre a britânica e 19 sobre a neerlandesa. Niedermaier acumula também a camisola branca da juventude, com van Empel a permanecer na liderança por pontos e Anna Shackley a ser a nova líder da montanha, numa classificação ainda completamente em aberto! Os Países Baixos são os novos líderes coletivamente.

Amanhã, disputa-se a última jornada da competição, naquela que será a etapa rainha do Tour de l’Avenir de 2023. Serão 98.3 km, que irão levar as corredoras de Saint-Gervais Mont Blanc para Sainte-Foy-Tarentaise, num dia com duas subidas de 1ª categoria e uma de 2ª, já perto do final!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Anouk Flesch

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock