Kuss vence em Javalambre! Martinez é o novo líder! Show da Jumbo e de João Almeida! Evenepoel perde tempo!

O americano Sepp Kuss (Jumbo – Visma) venceu a sexta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 183.1km entre La Vall D’Uixó e Pico del Buitre, batendo o, novo camisola vermelha, o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ) por 26s. O francês Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) foi terceiro a 31s.

A etapa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A cerca de 174km do fim, Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Diego Camargo (EF Education-EasyPost) e Thomas De Gendt (Lotto Dstny) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. 15km depois, Martinez ficou envolvido numa queda, mas o jovem francês reentrou no pelotão. A 151km do fim, o trio da frente foi alcançado pelo pelotão. 3km depois, um corte aconteceu no pelotão devido ao vento. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) ficou cortado e a Quick-Step demorou cerca de 5kms a pôr o seu líder de volta no pelotão.

De Gendt, Camargo e Rui Costa na fase inicial da corrida (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

A cerca de 138km do fim, vários ataques aconteceram no pelotão onde muitos ciclistas tentavam integrar a fuga do dia. 4km depois, na primeira contagem do dia, Jesus Herrada (Cofidis) foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, Herrada, Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Paul Ourselin (TotalEnergies), Javier Romo (Astana Qazaqstan Team), Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA) e Oier Lazkano (Movistar Team) saltaram do pelotão e ficaram isolados na frente da corrida. Um grande grupo com mais de 30 ciclistas também saiu do pelotão e tentava juntar-se à frente da corrida. Jay Vine (UAE Team Emirates) ficou envolido numa queda e o australiano acabou por abandonar a prova.

A 119km do fim, Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) e Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic) juntaram-se ao grupo da frente. 9km depois, Michael Storer, Rudy Molard e Martinez (Groupama-FDJ), Marc Soler (UAE Team Emirates), Attila Valter, Dylan Van Baarle, Jan Tratnik e Kuss (Jumbo – Visma), Steff Cras (TotalEnergies), David de La Cruz (Astana Qazaqstan Team), Rémy Rochas e Rúben Fernandez (Cofidis), Mikel Landa, Santiago Buitrago, Wout Poels e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost), Einer Rubio (Movistar Team), Romain Bardet e Max Poole (Team DSM-Firmenich), Lennard Kamna e Emanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe), Mattia Cattaneo e Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers), Fabien Doubey (TotalEnergies), Dorian Godon e Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team), Felix Engelhardt e Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula), Fernando Barcelo (Caja Rural-Seguros RGA), Andreas Kron (Lotto Dstny) e Rui Costa e Boy Van Poppel (Intermarché-Circus-Wanty) juntaram-se ao grupo da frente.

Alguns dos fugitivos do dia (Foto: La Vuelta)

A 100km do fim, Soler atacou com o objetivo de tentar partir o grupo da frente. O espanhol ainda foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Cerca de 14 ciclistas juntaram-se ao espanhol na frente da corrida, mas tudo acabou por voltar a juntar-se. A 82km do fim, o grupo da frente tinha quase 7:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step e pela Ineos Grenadiers.

A 30km do fim, a Ineos e a Quick-Step reduziram a vantagem do grupo da frente para 3:30. 8km depois, Soler foi buscar 6s de bonificação no sprint intermédio. 20km depois, na frente da corrida, o ritmo aumentou e o grupo começou a partir. A Quick-Step também aumentou bastante o ritmo e reduziu bastante o pelotão. A 8km da meta, Rui Costa deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente que era comandado por Storer. João Almeida chegou a estar na cauda do grupo, mas o português acabou por subir no grupo e colocou-se na roda de Juan Ayuso e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates).

A 4.2km da meta, Rubio atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre os seus companheiros de fuga. Poucos metros depois, Bardet atacou e foi seguido por Martinez. Ninguém estava a colaborar no grupo onde estava Kuss e o americano acabou por atacar e juntou-se a Bardet e Martinez. Os três acabaram por fazer a ponte para Rubio.

No pelotão, a 3km da meta, Primoz Roglic (Jumbo – Visma) atacou e ninguém seguiu o esloveno. Um grupo composto por Enric Mas (Movistar Team), Juan Ayuso, Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) e Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe) tentava chegar a Roglic. Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) estava uns metros atrás deste grupo. João Almeida, quando Roglic atacou, impôs o seu ritmo e o português acabou por alcançar Evenepoel, que estava a quebrar. Almeida ficou uns metros na roda do belga e depois acabou por o largar e começou a fazer a sua recuperação.

Roglic e Vingegaard mostraram-se superiores na etapa de hoje (Foto: Jumbo – Visma)

A cerca de 2.5km da meta, Kuss atacou e isolou-se na frente da corrida. Bardet e Martinez tentavam chegar ao americano. Poucos metros depois, Vingegaard e Mas largaram Ayuso e Uijtedebroeks e alcançaram Roglic. Kuss continuou com o seu ritmo e o americano conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Martinez largou Bardet, nos metros finais, para ser segundo a 26s e para ser o novo camisola vermelha por apenas 8s sobre Kuss.

No início do último km, para os favoritos, Roglic e Vingegaard largaram Mas e os dois Jumbo acabaram por cruzar a linha de meta a 2:52 do seu colega de equipa Kuss. Ayuso guardou energia para o último km, o espanhol passou Mas e foi 20º a 2:59. João Almeida mostrou-se em grande forma, o português fez uma fantástica recuperação na subida final e acabou por passar Mas com Uijtedebroeks e os dois cruzaram a linha de meta a 3:06. Mas foi 23º a 3:16. Evenepoel ainda conseguiu minimizar as perdas e foi 24º a 3:24. Vlasov quebrou e foi 25º a 3:34.

João Almeida a cruzar a linha de meta (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

João Almeida acabou por terminar a etapa em 21º e na geral, o português é 16º a 3:17 de Martinez. Rui Costa foi 50º a 10:31 e Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 70º a 15:50. André Carvalho (Cofidis) e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foram 143º e 144º, respetivamente, ambos a 30:14.

Lenny Martinez é o novo líder da classificação geral e tem 8s sobre Kuss e 51s sobre Soler. Evenepoel é 9º a 2:47 e o belga tem 3s de vantagem sobre Mas, 5s sobre Vingegaard, 11s sobre Roglic, 19s sobre Ayuso, 21s sobre Uijtdebroeks e 30s sobre João Almeida. Martinez também é o novo líder da juventude. Eduardo Sepúlveda segue líder da classificação da montanha e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) segue líder da classificação por pontos.

Lenny Martinez é o novo Camisola Vermelha da La Vuelta (Foto: Groupama-FDJ)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: La Vuelta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock