Kaden Groves vence etapa 4 da La Vuelta num final caótico! João Almeida à porta do top10!

O australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) venceu a etapa 4 da La Vuelta a España, uma ligação de 184.6km, entre Andorra-a-Velha e Tarragona, batendo ao sprint o colombiano Sebastian Molano (UAE Team Emirates) e o belga Edward Theuns (Lidl – Trek), após um final bastante caótico com uma queda a 4km do fim e outra a 350m da chgeada.

A etapa 4 da La Vuelta a España começou de forma bastante tranquila, com a fuga do dia a formar-se dentro do primeiro km e sem grande constestação. Eduardo Sepúlveda (Lotto Dstny), Ander Okamika (Burgos – BH) e David Gonzaléz (Caja Rural – Seguros RGA) foram os aventureiros de um dia tranquilo, com a fuga nunca a ultrapassar os 3min de vantagem sobre o pelotão, que era controlado pelas equipas da Team DSM – Firmenich e da Alpecin – Deceuninck.

A fuga do dia da 4ª etapa da La Vuelta! (Foto: Caja Rural – Seguros RGA)

Na passagem pela primeira contagem de montanha do dia, o Alto de Belltall, a 54km do final, foi Eduardo Sepúlveda a passar à frente de toda a gente, numa altura em que a fuga já só levava 50s de vantagem sobre o pelotão. Na passagem pela segunda e última contagem de montanha do dia, no Coll de Lilla, voltou a ser Sepúvelda a passar em primeiro no topo, garantindo a subida ao pódio para vestir a camisola da montanha. Já na passagem pelo único sprint intermédio do dia, a 21km do fim, foi Ander Okamika o primeiro, com Sepúlveda já alcançado pelo pelotão, que pouco depois alcançava também os restantes elementos escapados.

A 4.5km do final deu-se uma queda entre uma dúzia de ciclistas, afetando um dos favoritos do dia Bryan Coquard (Cofidis), mas também Kobe Goossens (Intermarché – Circus – Wanty), François Bidard (Cofidis), Kamil Gradek e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), assim como Ruben Guerreiro (Movistar). Já no km final, o sprint começou a lançar-se com a UAE Team Emirates a chegar-se à frente e a Alpecin – Deuceninck a surgir logo atrás para posicionar Kaden Groves. Marijn Van Den Berg (EF Education – EasyPost) entrou na curva final na frente, a 350m da chegada, mas acabou por cair devido ao posicionamento das barreira. Sebastian Molano estava logo atrás e, vendo-se na frente, começou o seu sprint, com Kaden Groves a ser o único que conseguiu aguentar na sua roda, guardando uma réstia de energia para sprintar para a vitória a 50m do final. Edward Theuns chegou um pouco mais atrás para terminar em terceiro, ainda com o mesmo tempo do vencedor.

Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor português na etapa, em 15º com o mesmo tempo do vencedor, com João Almeida (UAE Team Emirates) a ser 39º e o último no primeiro grupo. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 85º a 42s, Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) 115º a 3:11, André Carvalho (Cofidis) 158º a 3:11 e Rúben Guerreiro (Movistar) 170º a 6:48, após ter caído a 4km do fim.

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi 13º e continua na liderança da geral com 6s sobre Enric Mas (Movistar), e também da juventude. Eduardo Sepúlveda é o novo líder da classificação da montanha, Kaden Groves é o novo líder da classificação por pontos e a Jumbo – Visma é a melhor equipa.

Remco Evenepoel segue na liderança da La Vuelta! (Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock