Matej Mohoric vence última etapa! Tim Wellens conquista o Renewi Tour!

O esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) venceu a etapa final do Renewi Tour, uma ligação de 187.3km entre Riemst e Bilzen, batendo ao sprint o italiano Matteo Trentin (UAE Team Emirates) e o dinamarquês Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck). Com os tempos da geral a serem contabilizados a 5km da meta, o belga Tim Wellens (UAE Team Emirates) garantiu a vitória na classificação geral.

Em dia de decisões finais no Renewi Tour, foi com uma etapa bastante acidentada que as contas se fecharam. O dia começou bastante rápido, com as equipas a quererem atacar a liderança de Tim Wellens e da UAE Team Emirates, levando à formação de uma fuga com nove unidades pouco após os 10km de corrida. Senne Leysen (Alpecin – Deceuninck), Niccolo Buratti e Dusan Rajovic (Bahrain Victorious), Cameron Wurf e Luke Plapp (INEOS Grenadiers), Andrey Amador (EF Education – EasyPost), Olivier Le Gac (Groupama – FDJ), Derek Gee (Israel – Premier Tech) e Karl-Patrick Lauk (Bingoal WB) foram os homens que se aventuraram, construindo uma vantagem de 3min sobre o pelotão.

Sem classificação de montanha para disputar, na primeira metade da corrida registou-se apenas o sprint intermédio, ao km 50, onde Senne Leysen foi primeiro. Na segunda passagem pela linha de meta em Bilzen, a mais de 90km do fim, o pelotão parou em protesto. O motivo foram as condições do final e dos últimos kms, que o pelotão defendia serem demasiado estreitas e perigosas, e que colocaria em causa um final de etapa seguro. Em discussão com os comissários, chegou-se ao consenso de retirar os tempos da geral a 5km do fim, e de remover os segundos de bonificação do Km verde.

Nos últimos 60km, e já com a vantagem no grupo escapado a diminuir progressivamente, a Alpecin – Deceuninck tomou conta dos acontecimentos, com Jasper Philipsen e Soren Kragh Andersen a aumentarem o ritmo e a fragmentarem o pelotão com cerca de 35km para o fim. Um primeiro grupo com vários candidatos acabou mesmo por chegar à dianteira e alcançar os fugitivos 5km depois, mas para trás ficavam os homens da Jumbo – Visma, que perseguiam a todo o custo.

Com o ritmo alto e o grupo cada vez mais pequeno, Matej Mohoric atacou a 17km do fim, e apenas Matteo Trentin respondeu de imediato. No grupo perseguidor, Marc Hirschi trabalhava para defender a liderança de Tim Wellens, mas o italiano acabou também por descair do grupo para salvaguardar os objetivos da sua equipa. O trabalho levou a que Mohoric fosse alcançado e o grupo, com pouco mais de 15 elementos, entrou num modo apático que colocou o pelotão que perseguia a apenas 10s quando se registaram os tempos da geral, confirmando assim a vitória de Tim Wellens.

Os ataques sucederam-se na luta pela vitória na etapa, apesar de já não contarem com Tim Wellens, e um grupo de 8 unidades ganhou vantagem. Já à entrada do km final, Kragh Andersen atacou no grupo, com resposta de Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Jasper de Buyst (Lotto Dstny), Trentin e Mohoric. Stuyven lançou uma nova investida a 700m do fim, mas acabou por não ter sucesso e a discussão da vitória caiu para o sprint. Trentin parecia ser o mais forte, mas já nos últimos 50m surgiu Mohoric a partir da sua roda, para conquistar mais uma vitória, num verão bastante preenchido!

Tim Wellens chegou tranquilamente e garantiu a vitória na geral final, com 23s sobre Florian Vermeersch (Lotto Dstny) e Yves Lampaert (Soudal Quick-Step). Arnaud de Lie (Lotto Dstny) foi o melhor jovem e o vencedor da classificação por pontos, enquanto Aaron van Poucke (Team Flanders – Baloise) venceu os sprints intermédios. A UAE Team Emirates venceu coletivamente.

O pódio final do Renewi Tour com Florian Vermeersch – Tim Wellens – Yves Lampaert (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCycling

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock