Fabio Christen vence a acidentada etapa 4 do Tour de l’Avenir! Simon Dalby é o novo líder!
O suíço Fabio Christen (Switzerland National Team) venceu a quarta etapa do Tour de l’Avenir, uma ligação de 150.1km entre Aigurande e Evaux-les-Bains, após largar, nos metros finais, o mexicano Isaac Del Toro (Mexican National Team) que foi segundo a 1s. O britânico Lukas Nerurkar (Great Britain National Team) foi terceiro a 1s.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Francesco Busatto (Italy National Team) e o camisola amarela Carl-Frederik Bevort (Denmark National Team) foram os ciclistas com mais destaque que tentaram criar a fuga do dia. A 118km do fim, no único sprint intermédio do dia, Riley Pickrell (Canada National Team) foi o mais forte. Logo a seguir, um pequeno grupo onde estava o português António Morgado (Portugal National Team) conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas esse grupo acabou por ser alcançado a 94km do fim.
A cerca de 90km do fim, Arnaud Tendon (Switzerland National Team) e Lucas Lopes (Portugal National Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. A 70km do fim, na primeira contagem do dia, Tendon foi o primeiro a passar no alto. O suíço e o português Lucas Lopes tinham 2:40 de vantagem sobre o pelotão.
A cerca de 32km do fim, Lucas Lopes deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Tendon e acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 25km do fim, Tendon foi alcançado pelo pelotão que começava a partir devido ao ritmo elevado. Cerca de 10km depois, Del Toro e Embret Svestad-Bardseng (Norway National Team) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida, mas o norueguês rapidamente deixou de ter capacidade para seguir o mexicano que recebeu a companhia de Pepijn Reinderink (Netherlands National Team).
A 9km da meta, na última contagem do dia, Del Toro foi o primeiro a passar no alto. O duo da frente tinha 25s de vantagem sobre o pelotão. A 3km da meta, o pelotão aumentou o ritmo e a vantagem dos dois da frente começou a diminuir. A cerca de 1.5km da meta, Del Toro largou Reinderink e isolou-se na frente da corrida. Fabio Christen saltou do pelotão, passou por Reinderink e tentava juntar-se a Del Toro na frente da corrida.
A cerca de 1km da meta, Fabio Christen juntou-se a Del Toro na frente da corrida. No pelotão, uma queda acabou por acontecer e acabou por partir o grupo. O português António Morgado ficou preso na queda e acabou por perder assim as chances de conseguir um bom resultado na etapa. Nos metros finais, Fabio Christen atacou e Del Toro não teve capacidade para seguir o suíço que venceu assim a etapa 4 do Tour de l’Avenir. O mexicano ainda conseguiu aguentar o forte sprint de Nerurkar para ser segundo a 1s.
Gonçalo Tavares (Portugal National Team) foi o único português a chegar no pelotão e foi 26º a 11s. Alexandre Montez (Portugal National Team) foi 34º a 11s e António Morgado 39º a 21s. Diogo Gonçalves (Portugal National Team) foi 74º a 3:42 e José Bicho (Portugal National Team) 91º a 5:19. Lucas Lopes mostrou-se na fuga e acabou a etapa em 132º a 12:05 do vencedor.
Simon Dalby (Denmark National Team) é o novo líder da classificação geral e da juventude. Riley Pickrell é o novo líder da classificação por pontos e Loic Bettendorff (Luxembourg National Team) manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Anouk Flesch