Wiebes nega Ludwig a 25m do risco, num grande final a abrir o Tour of Scandinavia!
A campeã europeia Lorena Wiebes, da Team SD Worx, confirmou o seu favoritismo e venceu a jornada inaugural do Tour of Scandinavia, impondo-se no sprint que decidiu a etapa! No segundo posto, terminou outra estrela do sprint, Elisa Balsamo, da Lidl-Trek, com o terceiro lugar a ficar para a aniversariante e vencedora da geral no ano passado, Cecilie Uttrup Ludwig, que por pouco não enganava as sprinters, num final de cortar a respiração!
A primeira tirada da Volta à Escandinávia trazia um total de 124.6 km, numa ligação entre Mysen e Halden, na região Sul da Noruega. O perfil da jornada apresentava-se predominantemente plano, embora com duas subidas curtas mas íngremes perto do final, que poderiam baralhar as contas das velocistas do pelotão.
No início da corrida, surgiram os primeiros ataques, com Zoe Bäckstedt (EF Eduaction – TIBCO – SVB) a conseguir isolar-se. A ciclista mais jovem prova, com apenas 18 anos de idade, mostrava cedo ao que vinha! No entanto, acabaria por durar apenas 20 km o esforço em solitário da britânica. Depois, seguiram-se novas tentativas de formar a fuga do dia, desta feita com a movimentação de Femke Beuling (EF Eduaction – TIBCO – SVB) e Tiril Jørgensen (Team Coop – Hitec Products). A dupla conseguiu abrir uma margem de cerca de 2min sobre o pelotão, no entanto, a 90 km do final, Beuling acabaria por perder o contacto com a sua colega de fuga, deixando Jørgensen isolada na busca pela glória.
Nos kms seguintes, o grupo principal limitou-se a controlar o avanço da ciclista norueguesa, que nunca passou dos 4min. Era a formação da Team SD Worx, da favorita Lorena Wiebes, que ia controlando as operações nesta fase. Já dentro dos 50km finais, com a margem para Jørgensen a situar-se na casa dos 2min, outras equipas juntavam-se à perseguição, nomeadamente a EF Education – TIBCO – SVB e a Jumbo-Visma.
A 23 km da meta, Jørgensen foi alcançada pelo pelotão, com o grupo principal a preparar-se para abordar as duas subidas finais. O ritmo era intenso e, com a estrada a inclinar, muitas corredoras iam sofrendo na parte de trás da corrida. Na subida final, atacou Cecilie Uttrup Ludwig, da FDJ – SUEZ, vencedora da competição no ano passado, acompanhada por Liane Lippert, da Movistar. Quando o grupo principal parecia que ia alcançar a dupla de atacantes, Lippert perdeu fôlego, enquanto Ludwig ganhou asas, acelerando em solitário, quando faltavam já menos de 4km para o final.
A diferença para o pelotão era de escassos 4 segundos, à entrada do km final, mas parecia ser possível à trepadora dinamarquesa sonhar com a vitória. Atrás de Ludwig, as velocistas iam lançando o sprint, mas já dentro dos 500m finais, não era claro qual seria o desfecho! A primeira a sprintar foi Balsamo, com Wiebes a seguir na roda e a ultrapassar a italiana a 100m do final, e com ambas a aproximarem-se rapidamente de Ludwig! E, da forma mais dramática possível, a meros 25m do risco, Wiebes e Balsamo conseguiram mesmo alcançar Ludwig, com a campeã europeia a festejar o regresso aos triunfos, cerca de um mês depois da vitória na etapa 3 do Tour de France Femmes! Balsamo teve de se contentar com o segundo posto e Ludwig com o terceiro, embora seja de enaltecer a luta que a dinamarquesa deu ao pelotão neste espetacular final de etapa!
Assim, Wiebes é a primeira líder da competição, com 4s sobre Balsamo e 6s sobre Ludwig, e da classificação por pontos! Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) lidera na montanha e Megan Jastrab (Team DSM – Firmenich) é a melhor jovem após ter sido quinta na etapa. A Canyon//SRAM Racing lidera coletivamente.
Amanhã, disputa-se a etapa 2, com 150.5 km, entre Vikersund e Norefjell, num dia importante para as contas da geral, com uma subida de 1ª categoria perto do final.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images