Soren Waerenskjold confirma favoritismo e conquista etapa 1 do Poitou-Charentes! Iúri Leitão foi 6º!

O norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) venceu a primeira etapa do Poitou-Charentes, uma ligação de 195.2km entre Confolens e Matha, batendo ao sprint o italiano Giovanni Lonardi (EOLO-Kometa Cycling Team) e o francês Paul Penhoet (Groupama-FDJ). O português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) também esteve entre os melhores no sprint final e acabou por ser 6º.

A primeira etapa começou com um ritmo alto. A 191km do fim, na primeira contagem do dia, Lucas Beneteau (St Michel-Mavic-Auber93) foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, James Fouché (Bolton Equities Black Spoke), Scott Mcgill (Human Powered Health), Diego Sevilla (EOLO-Kometa Cycling Team), Mael Guégan (CIC U Nantes Atlantique) e Axel Zuccarelli (Nice Métropole Côte de’Azur) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 144km do fim, na segunda contagem do dia, Fouché foi o primeiro a passar no alto. A fuga do dia tinha 3:10 de vantagem sobre o pelotão. 14km depois, na terceira contagem do dia, Fouché voltou a ser o mais forte. Logo a seguir, o ciclista da Bolton Equities acabou por sofrer uma queda e decidiu esperar pelo pelotão. A 94km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Mcgill foi o mais forte. 6km depois, na quarta contagem do dia, Sevilla foi o primeiro a passar no topo.

Iúri Leitão na etapa 1 do Poitou-Charentes (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

A 69km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Mcgill foi buscar a pontuação máxima. O quarteto da frente tinha cerca de 1:30 de vantagem sobre o pelotão. A 37km do fim, no último sprint intermédio do dia, Mcgill voltou a ser o mais forte. Logo a seguir, Guégan teve um problema mecânico e o francês acabou por esperar pelo pelotão. O trio da frente tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre o pelotão que estava a aumentar o ritmo. A cerca de 17km da meta, Zuccarelli atacou e ficou isolado na frente da corrida. Mcgill e Sevilla foram alcançados pelo pelotão.

A 7km da meta, Zuccarelli foi alcançado pelo pelotão. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão e tentavam colocar os seus sprinters na melhor posição possível para o sprint final. Nos metros finais, Penhoet lançou o sprint com Waerenskjold e Lonardi na sua roda. Ninguém teve capacidade para conseguir passar os três que acabaram por lutar pela etapa. Waerenskjold passou Penhoet, nos últimos metros, para conquistar assim a sua segunda vitória da temporada. Lonardi ainda passou Penhoet, em cima do risco da meta, para ser segundo.

Iúri Leitão mostrou-se num bom nível no sprint final com o 6º lugar e o português poderá estar na luta por um lugar do pódio em etapas futuras.

Soren Waerenskjold é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. James Fouché é o primeiro líder da classificação da montanha e Scott Mcgill é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios.

Soren Waerenskjold é o primeiro líder do Poitou-Charentes (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: James York

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock