Clément Champoussin vence a última etapa e Stephen Williams conquista a Arctic Race of Norway!

O francês Clement Champoussin (Team Arkéa Samsic) venceu a quarta e última etapa da Arctic Race of Norway, uma ligação de 171.4km entre Kvalsunf e Norfkapp, após ter batido ao sprint o norueguês Christian Odd Christian Eiking (Seleção Nacional da Noruega) e o italiano Michele Gazzoli (Astana Qazaqstan Team). O britânico Stephen Williams (Israel – Premier Tech) foi 10º e assegurou a vitória na geral.

A etapa final da corrida norueguesa começou com um ritmo elevado e tornou-se difícil a formação da fuga do dia. O britânico Noah Hobbs (Groupama – FDJ Conti) aproveitou a situação e venceu o primeiro sprint intermédio do dia em Skaidi, ao km 21. Logo de seguida, na Skaidi Summit, Sebastian Schronberger (Human Powered Health) foi primeiro.

Uma primeira fuga acabou por se formar com cerca de 40km percorridos, com 19 ciclistas, mas só a 100km do fim se encontrou verdadeiramente a escapada com 15 ciclistas. Na frente estavam  Jonas Iversby Hvideberg (Team DSM – Firmenich), Hugo Toumire (Cofidis), Ludvik Holstad e Iver Knotten (Seleção Nacional da Noruega), August Jensen e Kristian Aasvold (Huamn Powered Health), Alessandro Verre (Team Arkéa Samsic), Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team), Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling Team), Kevin Colleoni (Team Jayco-AlUlA), Pablo Carrascosa (Equipo Kern Pharma), Lennert Teugels (Team Bingoal WB), Rodrigo Alvarez (Burgos – BH), Tobias Risan Nakken (Trinity Racing) e Noah Hobbs.

O grupo construiu alguma vantagem, e Hobbs aproveitou para vencer o segundo sprint intermédio do dia em Hjellnes, a 62km do fim. A diferença chegou à casa dos 3min, mas a 45km do fim o grupo perdeu Nakken, que foi rapidamente alcançado pelo pelotão. Em novo sprint intermédio, em Storbukt,a 31.5km da chegada, o britânico voltou a ser o mais forte e a somar mais pontos na luta pela respetiva classificação.

A chegada à subida a Skipsfjord começou desde cedo a fazer a diferença, e no grupo escapado foram Verre, Carrascosa, Hobbs e Alvarez os primeiros a descolar. A vantagem do grupo ia diminuindo progressivamente, e foi Calzoni o primeiro a atacar, tendo resposta pronta de Dversnes, Knotten, Jensen e Teugels. Em posição intermédia ficou Hvideberg, que conseguiu reentrar já no final da descida.

Na aproximação à subida de Vestfjordfjellet, August Jensen atacou e entrou nas primeiras rampas com uma pequena vantagem. No grupo perseguidor Calzoni e Dversnes conseguiram destacar-se e juntaram-se ao norueguês na dianteira. A 7.5km do fim, Calzoni atacou e ficou isolado na dianteira, com Dversnes a ser alcançado pelo pelotão.

No pelotão, cada vez mais reduzido, os ataques foram bastantes, e foram fracionando o grupo. Até o líder da geral foi obrigado a reagir, mas manteve sempre a situação sob controlo. Asbjorn Hellemose (Lidl – Trek) foi um dos que mais se mexeu, mas sempre sem sucesso. A 2km do fim, Tobias Johannenssen (Uno-X Pro Cycling Team) tentou fazer a diferença, mas o líder manteve-se atento e não o deixou fugir. Na frente, Calzoni levava 10s de vantagem, mas acabaria por ser alcançado de forma inglória já nos últimos 300m. A decisão da vitória caiu para o sprint e Champoussin foi o mais forte, alcançando a sua primeira vitória em quase dois anos.

Stephen Williams chegou na décima posição, com o mesmo tempo do vencedor, e assegurou a vitória na geral final, com 1s sobre Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e 9s sobre Kevin Vermaerke (Team DSM – Firmenich), o melhor jovem da corrida. A vitória na etapa deu a Champoussin a classificação por pontos. Vincent van Hemelen (Team Flanders – Baloise) venceu a montanha e a Israel – Premier Tech foi a melhor equipa.

O pódio final com Stephen Wiliams, Christian Scaroni e Kevin Vermaerke (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Arctic Race of Norway

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock