Anders Foldager vence etapa 1 do Tour de l’Avenir, marcada por abandono de Staune-Mittet!
O dinamarquês Anders Foldager (Denmark National Team) venceu a primeira etapa do Tour de l’Avenir, uma ligação de 140km entre Carnac e Le Gacilly, batendo ao sprint o italiano Giacomo Villa (Italy National Team) e o francês Pierre Thierry (France National Team).
A primeira etapa começou com Andrey Remhke (Kazakhtan National Team) a ficar isolado na frente da corrida. Per Strand Hagenes (Norway National Team) também saiu do pelotão, mas o norueguês foi rapidamente alcançado. A cerca de 130km do fim, Remhke foi alcançado. Logo a seguir, Anders Foldager, Giacomo Villa e Loic Bettendorff (Luxembourg National Team) saltaram no pelotão e formaram a fuga do dia.
Poucos kms depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos António Morgado e Diogo Gonçalves (Portugal National Team) e Johannes Staune-Mittet (Norway National Team). Os dois portugueses voltaram à bicicleta, mas o norueguês, que era o principal favorito a vencer o Avenir, acabou por abandonar.
A cerca de 120km do fim, Dean Harvey (Ireland National Team) e Michal Pomorski (Poland National Team) saíram do pelotão e tentavam juntar-se ao trio da frente. Cerca de 15kms depois, Pierre Thierry atacou e conseguiu juntar-se ao grupo perseguidor. A cerca de 100kms do fim, Thierry, Harvey e Pomorski juntaram-se aos três da frente. A 94km do fim, no único sprint intermédio do dia, Bettendorff foi o mais forte. Os seis da frente tinham 4:10 de vantagem sobre o pelotão.
A 73km do fim, na primeira contagem do dia, Bettendorff foi o primeiro a passar no topo. 34km depois, na segunda contagem do dia, Pomorski foi o primeiro a passar no alto. O pelotão aumentou o ritmo e reduziu a vantagem da fuga para 2:10. A 32km do fim, Harvey perdeu o contacto com o grupo da frente. 12km depois, Max Walker (Great Britain National Team) e Luke Lamperti (USA National Team), que correm pela mesma equipa a Trinity Racing, atacaram e tentavam juntar-se ao quinteto da frente.
A cerca de 12km para a meta, Walker e Lamperti foram alcançados pelo pelotão. Thierry atacou na frente da corrida, mas o francês foi rapidamente alcançado pelos seus companheiros de fuga. A 6km da meta, Artem Schmidt (USA National Team) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente que tinha 35s de vantagem sobre o americano e 45s sobre o pelotão.
A 2km da meta, Schmidt foi alcançado pelo pelotão. Na frente da corrida, Bettendorff atacou, mas o luxemburguês não conseguiu ganhar um espaço importante. O pelotão não conseguiu alcançar os cinco da frente que acabaram por disputar a etapa ao sprint. Foldager acabou por ser o mais forte para vencer assim a etapa 1 do Avenir. O dinamarquês já tinha vencido uma etapa no Giro Next Gen nesta temporada. Villa e Thierry acabaram por completar o pódio. Rotem Tene (Israel National Team) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 6º a 6s.
António Morgado, Gonçalo Tavares, Alexandre Montez e Lucas Lopes (Portugal National Team) chegaram todos no pelotão a 6s do vencedor. Diogo Gonçalves foi 119º a 2:04 e José Bicho (Portugal National Team) 142º a 5:52.
Anders Foldager é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Pierre Thierry é o melhor jovem e Loic Bettendorff é o primeiro líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Tour de l’Avenir