Stephen Williams vence Etapa Rainha da Arctic Race of Norway e é o novo líder!
O britânico Stephen Williams (Israel-Premier Tech) venceu a terceira etapa da Arctic Race of Norway, uma ligação de 167km entre Hammerfest e Havoysund, batendo ao sprint o francês Clément Champoussin (Team Arkéa-Samsic) e o italiano Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team).
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Paul Double (Human Powered Health), Anton Stensby e Karsten Feldmann (Team Coop – Repsol), Michel Ries (Team Arkéa-Samsic), Ulrik Tvedt (Norway National Team) e Vincent Van Hemelen (Team Flanders – Baloise) a formarem a fuga do dia. Os seis da frente conseguiram uma vantagem de 4:05 sobre o pelotão. A 115km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Stensby foi o mais forte. 3km depois, na primeira contagem do dia, Van Hemelen foi o primeiro a passar no topo.
A 62km do fim, a Astana Qazaqstan Team e a Israel-Premier Tech provocaram um corte no pelotão. 4km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Stensby voltou a ser o mais forte. A 40km do fim, a Uno-X Pro Cycling Team acelerou e provocou mais um corte no pelotão. 6km depois, na segunda contagem do dia, Van Hemelen foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha 1:50 de vantagem sobre o pelotão. Double cedeu e foi alcançado pelo pelotão.
A 18km da meta, Stensby foi o mais forte no terceiro sprint intermédio do dia. 1km depois, Stensby atacou e Feldmann e Tvedt acabaram por ceder. A 15km do fim, na última contagem do dia, Van Hemelen foi o primeiro a passar no alto. 2km depois, o belga atacou e ficou isolado na frente da corrida. Stensby e Ries foram alcançados pelo pelotão. A 2.5km da meta, Van Hemelen foi alcançado. 400 metros depois, os ciclistas entraram na subida final que tinha 10.5% de inclinação.
A 850 metros da meta, Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) atacou, mas Dylan Teuns (Israel-Premier Tech) não deixou o norueguês ganhar um espaço importante. A cerca de 380 metros da meta, Teuns aumentou o ritmo do pelotão e começava a lançar o sprint de Williams. Nos metros finais, Tobias Johannessen e Scaroni lançaram o sprint, mas os dois acabaram por ser ultrapassados por Champoussin e Williams. O britânico acabou por ser mais forte que o francês para vencer assim a etapa 3 da Arctic Race of Norway. Scaroni foi mais forte que Johannessen e foi terceiro.
Stephen Williams é o novo líder da classificação geral. Tobias Johannessen é o novo melhor jovem e Cristian Scaroni é o novo líder da classificação por pontos. Vincent Van Hemelen reforçou a sua liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Arctic Race of Norway