Colin Stüssi vence na Serra do Larouco e é o novo líder da Volta a Portugal!
O suíço Colin Stüssi (Team Vorarlberg) venceu a etapa 7 da Volta a Portugal Continente, num final ao sprint, com o espanhol Luís Ángel Maté (Euskaltel – Euskadi) a terminar em segundo, e os portugueses António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) em terceiro, e Henrique Casimiro (Efapel Cycling) em quarto, todos com o mesmo tempo. O suíço é agora o novo camisola amarela da Volta a Portugal!
A etapa que ligou Torre de Moncorvo à Serra do Larouco, em Montalegre, num total de 162.6km, começou por ser muitíssimo atacada, numa tradicional “saída à portuguesa”. A fuga do dia apenas a formar-se depois da primeira metade da corrida, no km 72, com 12 ciclistas, Iván Cobo (Equipo Kern Pharma), Mario Aparicio (Burgos-BH), Moran Vermeulen (Team Vorarlberg), Joaquim Silva (Efapel Cycling), António Ferreira (Kelly – Simoldes – UDO), João Medeiros (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), Bruno Silva (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense), César Martingil (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), César Fonte e Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Esta fuga foi sempre sendo controlado pela equipa da Glassdrive, nunca passando acima dos 2 minutos de diferença para o pelotão.
Ainda antes de se dar a fuga do dia, na primeira contagem de montanha do dia, em Vila Flor, foi Andoni Abetxuko (Euskaltel – Euskadi) a passar à frente de toda a gente. Na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia, em Valpaços, foi Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a passar à frente de todos. Já na segunda contagem de montanha do dia, no Alto do Barracão, foi César Fonte a passar em primeiro. Já no segundo sprint intermédio do dia, em Boticas, foi César Martingil a passar à frente dos colegas de fuga.
A 43km do fim, Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), um dos favoritos do dia, começou a descolar do grupo do camisola amarela e a ficar para trás, numa altura em o grupo do camisola amarela ficava a 20s do grupo da fuga. Na passagem pela penúltima contagem de montanha do dia, em Torneiros, foi o líder da classificação da montanha, César Fonte com um ataque, a passar à frente de todos. A 30km do fim, a fuga é anulada pelo grupo do camisola amarela. Na luta pelas bonificações no último sprint intermédio do dia em Montalegre, Henrique Casimiro (Efapel Cycling) e Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor) atacaram, com o homem da Efapel a passar à frente.
A 12km do fim Frederico Figueiredo com Mauricio Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor), ataca, com Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense) e Luís Ángel Maté a tentar fechar o espaço, colando à roda dos dois pouco depois. A 3km do final Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor) quebra e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) pega na frente da corrida, com um ritmo muito forte, metendo em dificuldade toda a gente. A 2km do final era a vez de Iturria e Juaristi começarem a ficar para trás, graças ao ritmo de Eulálio. Pouco depois foi Jesus Del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) a ficar para trás.
No km final era a vez de Yesid Pira (Caja Rural – Seguros RGA) quebrar e ficar para trás. Nos metros finais Eulálio deu tudo o que tinha, lançando António Carvalho para o sprint, mas foi o suíço Colin Stüssi a ser o mais rápido e a vencer, com Maté a passar em segundo e António Carvalho a passar em terceiro. Artem Nych chegou a 48s e perdeu a camisola amarela no dia de hoje.
Colin Stüssi é o novo líder da Volta a Portugal, César Fonte continua como líder da classificação da montanha , Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) continua como líder da classificação dos pontos, Anfonso Eulálio continua como líder da juventude e a Euskaltel-Euskadi lidera por equipas!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events