Histórico! Mathieu Van der Poel é o novo Campeão do Mundo de estrada!
O neerlandês Mathieu Van der Poel (Netherlands National Team) venceu os Campeonatos do Mundo de estrada em elites, um percurso de 272km entre Edinburgh e Glasgow, após protagonizar um poderoso ataque a 22km da meta. O belga Wout Van Aert (Belgium National Team) foi segundo a 1:37 e o esloveno Tadej Pogacar (Slovenia National Team) terceiro a 1:45.
Antes do arranque oficial, João Almeida (Portugal National Team) ficou envolviy numa queda e ficou um pouco maltratado, mas conseguiu voltar à bicicleta. Os Campeonatos do Mundo de estrada em elites começaram com diversas tentativas de ataque com Krists Neilands (Latvia National Team), Patrick Gamper (Austria National Team), Owain Duoll (Great Britain National Team), Matthew Dinham (Australia National Team), Harold Tejada (Colombia National Team), Kevin Vermaerke (USA National Team), Rory Townsend (Ireland National Team), Petr Keleman (Czech Republic National Team) e Ryan Christensen (New Zealand National Team) a formarem a fuga do dia. A 220km do fim, o grupo da frente tinha 6:10 de vantagem sobre o pelotão.
A 206km do fim, Nelson Oliveira (Portugal National Team) ficou envolvido numa queda mas o português voltou à bicicleta. 14km depois, a corrida teve de ser neutralizada por causa de protestantes na estrada, mas a corrida voltou a ser retomada. A 181km do fim, um corte aconteceu no pelotão e Mathieu Van der Poel ficou cortado, mas rapidamente voltou ao pelotão.
A 134km do fim, Julian Alaphilippe (France National Team) e Soren Kragh Andersen (Denmark National Team) alcançaram, mas os dois foram rapidamente alcançados. 3km depois, Mattias Skjelmose Jensen (Denmark National Team) e Lorenzo Rota (Italy National Team) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. A 131km do fim, Tobias Johannessen (Norway National Team) saiu do pelotão e juntou-se aos dois perseguidores. 11km depois, os três perseguidores foram alcançados pelo pelotão. A vantagem da fuga sobre o pelotão era de 3:00.
A 120km do fim, vários ataques aconteceram que acabaram por partir o pelotão. Os principais favoritos estavam bem colocados e seguiram estas movimentações. 14km depois, Christophe Laporte (France National Team), um dos principais favoritos a se tornar campeão do mundo, furou e perdeu as suas chances de lutar pela vitória. João Almeida e Nelson Oliveira já não tinham capacidade para seguir o ritmo do pelotão. A 97km do fim, Remco Evenpoel (Belgium National Team) tentou saltar do pelotão, mas não teve sucesso. A 91km do fim, Mathieu Van der Poel atacou e partiu ainda mais o pelotão.
2km depois, Vermaerke atacou e ficou isolado na frente da corrida. O americano tinha 12s de vantagem sobre Keleman, Dinham, Gamper, Duoll, Christensen e Neilands e 30s sobre Remco Evenepoel, Wout Van Aert, Tiesj Benoot, Nathan Van Hooydonck e Jasper Stuyven (Belgium National Team), Tadej Pogacar (Slovenia National Team), Matteo Trentin e Alberto Bettiol (Italy National Team), Mauro Schmid e Stefan Kung (Switzerland National Team), Michael Matthews e Simon Clarke (Australia National Team), Neilson Powless e Lawson Craddock (USA National Team), Toms Skujins (Lativa National Team), Alex Aranburu e Ion Izagirre (Spain National Team), Van der Poel e Dylan Van Baarle (Netherlands National Team), Mads Pedersen e Skjelmose Jensen (Denmark National Team), Valentin Madouas e Benoit Cosnefroy (France National Team), Rasmus Tiller (Norway National Team), John Degenkolb (Germany National Team) e Jhonatan Narvaez (Ecuador National Team). Poucos metros depois, Trentin ficou envolvido numa queda e o italiano perdeu as suas chances de lutar pela camisola arco-íris.
A 75km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado pelo grupo dos favoritos. Logo a seguir, Pedersen atacou e foi seguido por Van Aert, Van der Poel, Bettiol e Pogacar. Poucos metros depois, Dinham juntou-se aos cinco perseguidores que tentavam chegar a Vermaerke. A 72km do fim, o americano foi alcançado pelo grupo perseguidor que tinha 25s de vantagem sobre o grupo de Evenepoel. Matthews acabou por perder o contacto com o grupo de Evenepoel.
A 69km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo grupo perseguidor. 4km depois, os ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas nenhum ciclista conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 55km do fim, Bettiol atacou e ficou isolado na frente da corrida. 12km depois, Narvaez sofreu uma queda no grupo perseguidor e a queda do equatoriano provocou um corte no grupo. Van Aert, Pedersen, Van der Poel e Pogacar conseguir uma pequena vantagem e tentava chegar a Bettiol. Evenepoel não conseguiu fazer a ponte para os quatro e o belga ficou visivelmente frustrado.
A 35km da meta, Evenepoel estava com dificuldades em seguir o ritmo do grupo perseguidor. 2km depois, Powless, Schmid e Skujins saltaram do grupo perseguidor e tentava chegar a Van Aert, Van der Poel, Pedersen e Pogacar. A 22km da meta, Bettiol foi alcançado. Logo a seguir, Van der Poel atacou e ninguém teve capacidade para seguir o explosivo ataque do neerlandês. Bettiol não tinha capacidade para seguir Van Aert, Pedersen e Pogacar. 5km depois, Van der Poel sofreu uma queda, o neerlandês não demorou muito tempo a voltar à bicicleta, mas tinha o sapato partido. Van der Poel tinha uma vantagem de quase 30s sobre os perseguidores.
Km após km, mesmo com as marcas da queda, Van der Poel foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores, que não estavam a cooperar muito bem, e o neerlandês conquistou assim o seu primeiro Título Mundial de estrada de elites. Van der Poel fez história é o primeiro de sempre a vencer Mundias, Paris-Roubaix e Milano Sanremo na mesma temporada e o primeiro a vencer a conquistar o Título Mundial de estrada em elites e o Título Mundial de Ciclocrosse em elites. Wout Van Aert largou Pedersen e Pogacar na última rampa do dia para ficar com a Prata. Pogacar foi o mais forte ao sprint que Pedersen e ficou com o Bronze. Destaca-se a grandíssima corrida de Stefan Kung que conseguiu ser quinto a 3:48. Matthew Dinham também fez uma fantástica corrida, o australiano esteve na fuga e conseguiu ser 7º a 3:48. Toms Skujins também fez uma grande prova e foi 8º a 3:48. Evenepoel foi apenas 25º a 10:10.
Nelson Oliveira foi o único português a cruzar a linha de meta e foi 46º a 14:13. João Almeida, Rúben Guerreiro e André Carvalho abandonaram a prova.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: UCI