Alexander Cepeda vence etapa 2 do Tour de L’ Ain em final caricato e é o novo líder!

O colombiano Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) venceu a segunda etapa do Tour de L’Ain após ter batido ao sprint o australiano Michael Storer (Groupama-FDJ), num final em que o australiano se encostou ao colombiano ao passar o risco de meta, acabando por cair desamparado no chão. O francês Kenny Elissonde (Lidl – Trek) chegou no terceiro posto, a 14s.

A segunda etapa do Tour de L’Ain, distanciava-se por 124km entre Vulbas e Lagnieu. A fuga do dia formou-se nos primeiros kms da etapa com Mads Kristensen Ostergaard (Leopard Togt Pro Cycling), Thomas Devaux (Saint Michel – Mavic – Auber 93) e Maxime Jarnet (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole), que conquistaram uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão.

Após os primeiros 50km, a corrida entrou na fase difícil, com várias subidas e praticamente sem kms planos. Rapidamente se aproximou uma contagem de segunda categoria, o Col de Fosses, onde Mads Kristensen foi primeiro e assegurou 10pts. O pelotão manteve a distância para a fuga até se aproximarem os momentos decisivos, e foi na subida para o Côte de Seillonnaz que a corrida começou a mudar de figura, com a EF Education – EasyPost a aumentar o ritmo, e na frente a ser o líder da montanha, Kristensen, o primeiro a descair. Nessa mesma contagem, Devaux aproveitou para ser primeiro.

Pouco depois,  Jarnet foi o seguinte a ceder e deixou o seu compatriota sozinho na frente, enquanto a vantagem para o pelotão, que já se apresentava reduzido, diminuía para 1min. A 23km do fim, Kristensen e Jarnet já tinham sido alcançados pelo pelotão, enquanto que Devaux continuava a solo, com 40s de vantagem. Com a dificuldade na subida até ao Col de Portes, uma contagem de primeira categoria, Devaux começou a perder tempo e foi alcançado pelo pelotão a 4km da contagem de montanha, quando ainda faltavam 20km para terminar a etapa. 

Com a fuga alcançada, a Groupama – FDJ e a EF Education – EasyPost assumiram o trabalho na luta pela etapa e pela geral.  Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) foi o primeiro a mexer na corrida, levando consigo o seu companheiro de equipa, Alexander Cepeda, e ainda Kenny Elissonde (Lidl-Trek) na sua roda. Uns metros depois, Michael Storer conseguiu também chegar à frente e os quatro seguiram juntos quase até ao topo, com 20s sobre o grupo perseguidor, perdendo apenas Elissonde já nos últimos metros de subida.

Storer foi o primeiro no Col de Portes, mas sempre com o olhar atento de Cepeda e Carthy, que não o queriam deixar fugir para vencer a etapa. Iniciou-se a descida até à meta, com o trio a ter 15s sobre Elissonde e 30s sobre o grupo perseguidor. A perigosidade da descida levou a algumas quedas, como a de Hugh Carthy, já a 2.8km do fim, mas também de Alexis Vuillermoz (TotalEnergies) no grupo perseguidor, que foi forçado a desistir.

A disputa pela vitória deu-se ao sprint, com Storer na frente e sempre a olhar para trás para não ser surpreendido por Cepeda. O australiano parecia mais forte, mas quebrou nos últimos 50m e Cepeda acabou por vencer, com Storer a ir ao chão já depois do risco de meta, tentando fechar a porta ao colombiano, num momento caricato que de nada lhe valeu. Elissonde chegou no terceiro posto, a 14s dos seus companheiros de fuga, e Carthy chegou na 95ª posição, mas recebeu o tempo dos primeiros dois, no grupo onde seguia, por ter caído dentro dos 3km finais.

Após a segunda etapa, Alexander Cepeda é o novo líder da geral, com 4s sobre Storer e 10s sobre Carthy, e da classificação por pontos do Tour de L’Ain. Reuben Thompson (Groupama – FDJ) é agora o melhor jovem, e Mads Ostergaard continua na liderança da montanha. A EF Education – EasyPost é a nova líder coletiva.

Alexander Cepeda é o novo líder do Tour de L’Ain

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock