Olav Kooij conquista a sua 7ª vitória da temporada na etapa 4 do Tour de Pologne!

O neerlandês Olav Kooij (Jumbo-Visma) venceu a quarta etapa do Tour de Pologne uma ligação de 200km, entre Strzelin e Opole, batendo ao sprint o neerlandês Marijn Van der Berg (EF Education-Easy Post) e o italiano Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team).

A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Jacopo Mosca (Lidl – Trek), Patryk Stosz e Norbert Banaszek (Poland National Team), Sebastian Schonberger (Human Powered Health) e Yevgeniy Gidich (Astana Qazaqstan Team) a formarem a fuga do dia. A 164km do fim, no primeiro sprint bonificado do dia, Stosz foi buscar a bonificação máxima. 2km depois, na única contagem do dia, Mosca foi o primeiro a passar no topo. A fuga tinha uma vantagem de 3:10 sobre o pelotão.

A 149km do fim, a Ineos Grenadiers e a UAE Team Emirates aceleraram no pelotão numa zona de vento e provocaram um corte no grupo. 8km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Mosca acabou por tirar pé na frente da corrida e foi alcanaçdo pelo pelotão. A 128km do fim, no segundo sprint bonificado do dia, Stosz foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Lenny Martinez (FDJ-Suez), mas o francês conseguiu voltar ao pelotão. A 99km do fim, no terceiro sprint bonificado do dia, Stosz foi buscar a pontuação máxima.

UAE a colocar João Almeida bem colocado no pelotão (Foto: Ilario Biondi/SprintCyclingAgency©2023)

A 47km do fim, Gidich perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão. 3km depois, Banaszek foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. O ritmo do pelotão aumentou e a vantagem da fuga diminuiu para cerca de 1:00. A cerca de 26km da meta, Stosz atacou e ficou isolado na frente da corrida. Schonberger e Banaszek foram alcançados pelo pelotão. 1km depois, Stosz também foi alcançado pelo pelotão que se começava a preparar para mais uma chegada ao sprint.

Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A cerca de 500 metros da meta, Bram Welten (Groupama-FDJ) que estava a tentar lançar Paul Penhoet (Groupama-FDJ) acelerou na frente do pelotão e desorganizou o grupo e o neerlandês acabou por ser seguido por Kooij, Van den Berg e Max Walscheid (Cofidis). Nos metros finais, Kooij lançou o sprint com Van den Berg na sua roda. O ciclista da EF não teve capacidade para passar o ciclista da Jumbo que conquistou assim a sua sétima vitória da temporada. Walscheid ficou sem pernas no final e acabou por ser ultrapassado por Moschetti. Tim Merlier (Soudal Quick-Step) não estava bem colocado e foi apenas 7º.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) e João Almeida (UAE Team Emirates) foram 26º e 38º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Matej Mohoric (Bahrain Victorious) segue líder da classificação geral e tem 10s de vantagem sobre João Almeida, que acabou por subir a segundo na geral por uma melhor posicionado nesta etapa que o seu colega de equipa Rafal Majka (UAE Team Emirates) que é terceiro na geral. Mohoric também segue líder da classificação por pontos. Jacopo Mosca reforçou a sua liderança da classificação da montanha e Patryk Stosz reforçou a sua liderança da classificação dos sprints intermédios.

Matej Mohoric segue o camisola amarela (Foto: Ilario Biondi/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Team Jumbo – Visma cycling – Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock