Rafal Majka conquista a tão desejada vitória na etapa 3 do Tour de Pologne! João Almeida foi 9º!

O polaco Rafal Majka (UAE Team Emirates) venceu a terceira etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 163km entre Walbrzych e Duszniki-Zdroj, batendo ao sprint o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e o polaco Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers).

A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve capacidade para formar a fuga do dia. A 146km do fim, Andreas Kron (Lotto Dstny) atacou e formou a fuga do dia. 1km depois, Jacopo Mosca (Lidl – Trek) saiu do pelotão e juntou-se a Kron na frente da corrida. A cerca de 140km do fim, Mick Van Dijke (Jumbo – Visma) e Bastien Tronchon (AG2R Citroen Team) juntaram-se aos dois da frente. 5km depois, na primeira contagem do dia, Mosca foi o primeiro a passar no topo.

A 125km do fim, no sprint intermédio, Mick Van Dijke foi buscar a pontuação máxima. 12km depois, na segunda contagem do dia, Mosca foi novamente o primeiro a passar no alto. O grupo da frente tinha uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Bahrain Victorious. A 50km do fim, os quatro da frente tinham uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão que estava a aumentar o ritmo.

A 22km do fim, Tronchon perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates que impunha um ritmo elevado na frente do pelotão onde o português João Almeida estava muito bem colocado. 1km depois, Mosca cedeu e foi alcançado pelo pelotão. Poucos metros depois, Kron aumentou o ritmo na frente da corrida, Mick Van Dijke acabou por ceder e foi alcançado pelo pelotão. A 19km da meta, Kron foi alcançado pelo pelotão. A UAE continuava com o ritmo elevado e o pelotão estava esticadíssimo.

João Almeida antes do arranque da etapa 3 (Foto: Ilario Biondi/SprintCyclingAgency©2023)

A 14km da meta,a Damiano Caruso (Bahrain Victorious) foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. João Almeida continuava bem colocado na frente do pelotão. Nos primeiros kms da descida que leva à rampa final, o português acabou por perder algumas posições no pelotão e Rafal Majka tentava trazer João Almeida para a frente do grupo. A 2km da meta, a Ineos Grenadiers comandava o pelotão e João Almeida não estava bem colocado e tentava subir no grupo.

No início da rampa final, a Ineos continuou com o ritmo elevado, João Almeida tentava subir posições, mas não era fácil porque a estrada era estreita. A 300 metros da meta, Rafal Majka acelerou e tinha Michal Kwiatkowski e Matej Mohoric na sua roda. Nos metros finais, o polaco conseguiu ser mais forte que Mohoric e Kwiatkoswiki para vencer assim a etapa 3 do Tour de Pologne.

João Almeida acabou por ser nono com o mesmo tempo do vencedor e deu indicações que se tivesse melhor colocado poderia lutar pela etapa. Rúben Guerreiro (Movistar Team) não estava na sua melhor forma e ainda assim foi 20º com o mesmo tempo do vencedor.

Matej Mohoric segue líder da classificação geral e tem agora 10s de vantagem sobre Rafal Majka e João Almeida. Mohoric também manteve a liderança da classificação por pontos. Jacopo Mosca é o novo líder da classificação da montanha e Patryk Stosz (Poland National Team segue líder da classificação dos sprints intermédios.

Matej Mohoric segue o camisola amarela (Foto: Ilario Biondi/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Szymon Gruchalski

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock