Matej Mohoric bate João Almeida na etapa 2 do Tour de Pologne e é o novo líder!
O esloveno Matej Mohorič (Bahrain Victorious) venceu a etapa 2 do Tour de Pologne, uma jornade de 202.9km entre Leszno e Karpacz, batendo o português João Almeida (UAE Team Emirates) no primeiro final em alto da corrida! Mohoric e Almeida ganharam uns metros aos adversários já próximos da chegada, e acabaram a discutir a vitória, com o esloveno a levar a melhor sobre o português! O polaco Michal Kwiatkowski (INEOS Grenadiers) completou o pódio, 4s depois.
Depois de um dia de completo vendaval, o Tour de Pologne chegou ao seu primeiro dia de decisões para os principais favoritos, numa jornada com final em alto e mais de 200km de extensão. A fuga do dia formou-se nos primeiros kms com Jacopo Mosca (Lidl – Trek), Sam Brand (Team Novo Nordisk) e Lorenzo Milesi (Team DSM – Firmenich). O pelotão deixou os três ganharam cerca de 11min de vantagem, mas manteve sempre a corrida sob controlo e com 40km percorridos procurou sempre reduzir a diferença.
No primeiro sprint intermédio, em Gora, Brand foi primeiro. Até à chegada das subidas, a jornada não teve grande história, com a INEOS e a UAE a controlarem o pelotão, já que eram as equipas com maiores intenções e com os candidatos principais a vencer a corrida. A 50km do fim, numa fase acidentada, mas sem subidas categorizada, Brand foi o primeiro a ceder e a aguardar pelo pelotão. Chegados à segunda categoria de Przełęcz pod Średnicą, Milesi passou por dificuldades, mas conseguiu aguentar-se com Mosca, que foi o primeiro no alto, enquanto no pelotão era Pascal Ackermann a assumir o trabalho para a UAE Team Emirates.
A caminho da segunda categoria de Sosnówka, a Q36.5 Pro Cycling Team assumiu a dianteira do pelotão, e os dois homens escapados foram alcançados já nas primeiras rampas da subida. Numa primeira fase, a INEOS Grenadiers assumiu o trabalho, e numa segunda foi a Team Jayco – AlUla a suceder, sempre com a UAE Team Emirates bem colocada. O ritmo das duas formações fez os homens mais rápidos quebrar e reduzir-se o pelotão a cerca de 50 unidades.
Lucas Hamilton (Team Jayco – AlUla) acabou por ser o primeiro na meta de montanha, com Geraint Thomas (INEOS Grenadiers) a suceder ao trabalho duante um par de kms. Rapidamente o pelotão chegou à subida final e foi a BORA – hansgrohe a entrar na dianteira do pelotão, impondo um ritmo alto que o continuou a fragmentar. A 4km do fim, Tim Wellens (UAE Team Emirates) acelerou e Pavel Sivakov (INEOS Grenadiers) foi o único que o seguiu, com a formação dos Emirados a gerar um corte propositado para obrigar as outras formações a perseguir.

Sam Oomen (Jumbo – Visma) surgiu depois para fazer a ponte e alcançar a dupla, mas com esse movimento foi Rafal Majka (UAE Team Emirates) a atacar e a isolar-se dos adversários. No seu encalço saiu depois Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny), que se juntou ao polaco a 2.4km do fim. A diferença destes para a perseguição estabeleceu-se nos 10s, com mais ciclistas a perderem o contacto, mas os ataques já nos últimos 600m originaram a alcançar dos homens adiantados a 200m do fim. Matej Mohoric foi quem acabou por arrancar para o sprint em subida, e João Almeida foi o único a agarrar-lhe a roda. A cara do português fazia-nos lembrar a vitória conseguida na etapa 16 do Giro d’Italia, mas a tentativa de passar o esloveno nos últimos 50m não resultou. Mohoric tinha o interior da curva e acabou por vencer assim a etapa à frente de Almeida, invertendo o cenário já visto na etapa 4 do Tour de Pologne em 2021. Os principais adversários chegaram 4s depois, com Michal Kwiatkowski a ser terceiro.
Com a vitória, Mohoric é o novo líder da geral, com 4s sobre Almeida, e da classificação por pontos, enquanto Lucas Hamilton comanda na montanha. Patryk Stosz (Seleção Nacional da Polónia) lidera na classificação dos sprints intermédios e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.
Ruben Guerreiro (Movistar) foi 23º a 41s, e é agora 28º na geral, a 51s de Mohoric.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com