Alexey Lutsenko conquista Circuito de Getxo com solo de mais de 15km!
O cazaque Alexey Lutsenko (Astana Qazakhstan Team) venceu o Circuito de Getxo, clássica espanhola 1.1 com 193.3km entre Bilbao e Getxo, chegando completamente isolado à meta após um ataque na última subida do dia, a mais de 15km do fim! O francês Tony Gallopin (Lidl – Trek) foi segundo a 24s e o Campeão Italiano Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team) completou o pódio, a 32s.
O Circuito de Getxo trouxe mais uma tradicional clássica espanhola com um perfil acidentado. No percurso, destacavam-se duas subidas cruciais, o Alto Akarlanda, com 4.5km a 2.2%, e o Alto de Pike, com 2.1km a 9.3%, que iriam ser passadas por seis e duas vezes ao longo do dia, respetivamente. O começo da jornada foi tudo menos fácil, sem que uma fuga conseguisse escapar. O pelotão foi controlando todas as tentativas, e ainda ficou mais alerta quando alguns dos favoritos como Aleksandr Vlasov (BORA – hansgrohe), Alexey Lutsenko ou Ion Izagirre (Cofidis) tentaram escapar.
Já numa fase em que o pelotão se notava efetivamente cansado, Alexey Lutsenko conseguiu escapar e foi seguido pelos seus colegas de equipa Simone Velasco Yevgeniy Fedorov, e por Tomas Skujins e Tony Gallopin (Lidl – Trek), Eduard Prades (Caja Rural – Seguros RGA) e Matteo Trentin (UAE Team Emirates). Os seis conseguiram ganhar uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão, que não era capaz de fazer a diferença reduzir. Trentin tentou escapar na última passagem por Akarlanda, mas não teve sucesso, acabando alcançado após um grande esforço de Fedorov, que abriu depois para o lado.
Foi na última subida do dia que se fez a diferença, com Lutsenko a atacar na última subida ao Alto de Pike, e a não ter qualquer resposta dos adversários. O Campeão do Cazaquistão cruzou o topo com 20s sobre Skujins, Gallopin, Prades e Velasco, enquanto Trentin estava um pouco mais para trás. A corrida parecia decidida, mas na descida final o cazaque cometeu um erro e permitiu a aproximação dos perseguidores. Ainda assim, tal não foi suficiente para encostarem, e Lutsenko continuou em grande ritmo para conquisar a sua quinta vitória da temporada. A rampa final acabou por partir o grupo na perseguição, com Gallopin em segundo, 24s depois, e Velasco em terceiro, a 32s.
Dos seis portugueses presentes, apenas José Mendes (NSJBI Victoria Sports Cycling Team) conseguiu terminar, fechando em 37º a 11:59.
Pódio Final
Classificações:
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency