Afonso Eulálio fecha top5 na acidentada Villafranca de Ordizia ganha por Marc Hirschi!
O campeão suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) venceu a Villafranca de Ordizia, uma clássica de 165.9km com partida e chegada em Ordizia, batendo ao sprint o campeão irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost). O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) estava isolado na frente da corrida, mas sofreu uma queda, nos metros finais, e ainda conseguiu ser terceiro a 24s. Oier Lazkano (Movistar Team) também esteve com Ayuso na frente da corrida, mas sofreu uma queda a 700 metros da meta, e ainda conseguiu ser quarto a 25s. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) foi 5º a 25s o mais forte ao sprint de um pequeno grupo que alcançou Lazkano e Ayuso em cima da linha de meta.
A Villafranca de Ordizia começou com diversas tentativas de ataque com Josu Etxeberria (Caja Rural-Seguros RGA), Alessandro Fancellu (EOLO-Kometa Cycling Team), Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi), Chad Haga (Euskaltel-Euskadi), Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team), Fabio Oliveira (ABTF Betão – Feirense), Jose Soriano (Electro Hiper Europa), James Jobber (EuroCyclingTrips), Atsushi Oka (JCL Team Ukyo) e José Mendes (NSJBI Victoria Sports) a formarem a fuga do dia.
A 80km do fim, Oka e Isasa ficaram isolados na frente da corrida. 33km depois, Oka deixou de ter capacidade para seguir Isasa e foi alcançado pelo pelotão. A 46km do fim, Isasa foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. A 21km da meta, Oier Lazkano atacou e o espanhol foi seguido por Juan Ayuso e Marc Hirschi, Javier Romo (Astana Qazaqstan Team), Alexander Cepeda (EF Education-EasyPost), Igor Arrieta (Equipo Kern Pharma), Alessandro Fedeli (Q36.5 Pro Cycling Team) e Felix Engelhardt e Jesús Peña (Team Jayco-Alula).
A 13.5km da meta, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela EF Education-EasyPost. O ritmo era elevado e o grupo começou a partir. A 12.3km da meta, Healy atacou e foi seguido por Ayuso, Hirschi e Lazkano. 600 metros depois, Ayuso atacou, Healy não conseguiu seguir o espanhol e teve de impor o seu ritmo. A 11km da meta, Hirschi cedeu e acabou por ser alcançado por Healy. 600 metros depois, Ayuso conseguiu uma pequena vantagem sobre Lazkano no topo da subida final. A 7.5km da meta, Lazkano alcançou o seu compatriota.
Os dois da frente continuaram com o forte ritmo, mas a cerca de 1km da meta começaram a marcar-se e Healy com Hirschi na sua roda estavam quase a alcançar os dois da frente. A 800 metros, Ayuso atacou e Lazkano seguiu o ciclista da UAE, mas logo a seguir, numa curva, Lazkano sofreu uma queda e Ayuso ficou isolado. Nos metros finais, numa curva apertada, Ayuso também acabou por cair e foi ultrapassado por Healy e Hirschi. No sprint final, o suíço não deu hipótese e venceu assim pela quinta vez nesta temporada. Ayuso voltou à bicicleta e ainda fechou o pódio a 24s. Lazkano também voltou à bicicleta e foi 4º a 25s. Afonso Eulálio bem tentou ultrapassar os dois, mas acabou por não conseguir, ainda assim fez uma grande corrida e conseguiu um excelente quinto lugar.
Joaquim Silva (Efapel Cycling) também fez uma boa prova e foi 23º a 32s. Pedro Pinto e Aleksandr Grigoriev (Efapel Cycling) chegaram juntos e foram 56º e 57º, ambos a 2:42. Keegan Swirbul (Efapel Cycling) foi 69º a 5:15. Francisco Campos (BAI Siscal Petro de Luanda) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa) foram 78º e 80º, respetivamente, ambos a 6:32. Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense) foi 90º a 8:56. Fabio Oliveira (ABTF Betão – Feirense) e Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling) chegaram fora do tempo de controle. Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Pedro Andrade, Francisco Pereira, Barry Miller e Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense), André Soares (Efapel Cycling) e José Mendes, André Cardoso, Marcio Barbosa e Pedro Paulinho (NSJBI Victoria Sports) abandonaram a prova.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com