Felix Gall vence Etapa Rainha do Tour de France! Grande quebra de Pogacar entrega geral a Vingegaard!

O austríaco Felix Gall (AG2R Citroen Team) venceu a décima sétima etapa do Tour de France, uma ligação de 165.7km entre Saint-Gervais Mont-Blanc e Courchevel, batendo o britânico Simon Yates (Team Jayco-Alula) por 34s e o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) por 1:38.

A décima sétima etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 155km do fim, mais ataques aconteceram e um grupo de 14 ciclistas onde estava Simon Yates (Team Jayco-Alula), Felix Gall (AG2R Citroen Team) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) ficou isolado na frente da corrida. A 138km do fim, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, na primeira contagem do dia, Giulio Ciccone (Lidl – Trek) foi o primeiro a passar no topo. Ciccone, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech) acabaram por ficar isolados na frente da corrida. Nos primeiros kms, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parece ter ficado envolvido numa queda, mas o esloveno reentrou no pelotão.

A 120km do fim, Alaphilippe foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio. 2km depois, Mattias Skjelmose Jensen (Lidl – Trek), Jack Haig (Bahrain Victorious), Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich) e Gregor Mulhberger (Movistar Team) juntaram-se aos três da frente. No pelotão, ataques aconteceram e um grande grupo tentava alcançar o grupo da frente. Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) e Chris Harper (Team Jayco-Alula) conseguiram fazer a ponte para a frente da corrida.

A fuga do dia com Skjelmose Jensen em destaque (Foto: Vincent Kalut/PNSprintCyclingAgency©2023)

A 112km do fim, Tiesj Benoot e Wilco Kelderman (Jumbo – Visma), Rafal Majka (UAE Team Emirates), Stefan Kung, Valentin Madouas, David Gaudu e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Magnus Cort e Rigoberto Úran (EF Education-EasyPost), Dries Devenyns (Soudal Quick-Step), Pello Bilbao, Nans Peters e Felix Gall (AG2R Citroen Team), Rui Costa, Guillaume Martin (Cofidis), Hugo Houle e Nick Schultz (Israel-Premier Tech), Simon Yates e Lawson Craddock (Team Jayco-Alula), Clément Champoussin e Simon Gugliemi (Team Arkéa-Samsic), Matthew Dinham (Team DSM-Firmenich), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) e Tobias Johannessen e Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) juntaram-se ao grupo da frente. Marc Soler (UAE Team Emirates) ia a seu ritmo, o espanhol tentava juntar-se ao grupo da frente e acabou por conseguir.

A Jumbo – Visma a comandar o pelotão (Foto: Le Tour de France)

A 99km do fim, na segunda contagem do dia, Ciccone foi o primeiro a passar no topo. Neilands perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão. Kung também cedeu, mas o suíço reentrou no grupo da frente. A 60km do fim, na terceira contagem do dia, Ciccone foi novamente o primeiro a passar no topo. Soler, Houle e Gugliemi perderam o contacto com a frente da corrida. 4km depois, a Ineos Grenadiers teve de passar para o comando do pelotão porque a fuga tinha uma vantagem de 3:00.

A 54km do fim, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) sofreu uma queda, mas o colombiano voltou á bicicleta. Poucos kms depois, a Bora-Hansgrohe começou a ajudar a Ineos na frente do pelotão. A 34km do fim, Lutsenko e Skjelmose Jensen perderam o contacto coma frente da corrida. Poucos metros depois, Rui Costa, Craddock, Peters, Cort e Ciccone também deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo imposto pela AG2R Citroen Team e pela Bahrain Victorious na frente da corrida. Alaphilippe, Úran, Champoussin e Muhlberger também deixaramd e ter capacidade para estar no grupo da frente.

A grande quebra de Tadej Pogacar no Col de La Loze (Foto: Vincent Kalut/PNSprintCyclingAgency©2023)

A 26km da meta, Dinham perdeu o contacto com a frente da corrida. O grupo da frente tinha 2:30 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Ineos e pela Jumbo-Visma. A 17.5km, Haig abriu para o lado e O’Connor continuou com o forte ritmo na frente da corrida. A 15.2km da meta, O’Connor abriu para o lado e Harper aumentou o ritmo no grupo da frente. 1km depois, Tadej Pogacar perdeu o contacto com o pelotão e Sepp Kuss (Jumbo – Visma) aumentou o ritmo no grupo. Na frente da corrida, Harper continuava com o forte ritmo e só Simon Yates, Gall e Majka conseguiam seguir.

A 13km da meta, Gall atacou e ficou isolado na frente da corrida. A 12km da meta, Benoot foi alcançado pelo grupo de Vingegaard e aumentou o ritmo. Kuss abriu e impôs o seu ritmo. A 11.5km da meta, Carlos Rodriguez e Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) e Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) perderam o contacto com o grupo de Vingegaard. Poucos metros depois, Adam Yates também deixou de ter capacidade para seguir Vingegaard. A cerca de 11km da meta, Benoot abriu e Vingegaard impôs o seu ritmo.

Gall foi o combativo do dia (Foto: Vincent Kalut/PNSprintCyclingAgency©2023)

1.5km depois, Vingegaard chegou a Kelderman que estava à sua espera. Simon Yates e Majka tentava alcançar Gall que tinha cerca de 25s de vantagem. Poucos metros depois, Majka deixou de ter capacidade para seguir Simon Yates. A 7.7km da meta, Kelderman abriu e Vingegaard impôs o seu ritmo. 1.1km depois, na última contagem do dia, Gall foi buscar a pontuação máxima. Simon Yates foi segundo no topo e estava a 20s do austríaco. Vingegaard foi o terceiro a passar no topo, o dinamarquês tinha Gaudu e Bilbao na sua roda e os três estavam a 1:23 de Gall.

Gall continuou com o seu ritmo e o austríaco conquistou assim a sua primeira vitória numa grande volta. A grande etapa de Gall fez com que subisse a oitavo na geral e está a apenas 6pts da liderança da classificação da montanha. Simon Yates foi segundo a 34s e o britânico subiu a quinto na geral e está muito perto do quarto lugar da geral. Bilbao foi terceiro na etapa e o espanhol subiu a 6º na geral.

Vingegaard a cruzar a linha de meta (Foto: Jumbo – Visma)

Vingegaard foi quarto na etapa e o dinamarquês deve ter garantido a vitória da geral na etapa de hoje. Gaudu completou o top5 da etapa, mas o francês desceu para décimo na geral. Adam Yates foi 9º, na etapa, a 3:43. Jai Hindley foi 12º a 4:25 e Carlos Rodriguez 15º a 4:54. Sepp Kuss foi 16º a 5:43. Tadej Pogacar cruzou a linha de meta com Marc Soler e o esloveno foi 22º a 7:37, mas ainda se mantém em segundo na geral.

Rui Costa foi 40º a 23:29 e Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 54º a 29:29.

Jonas Vingegaard reforçou a sua liderança da classificação geral. Tadej Pogacar segue o melhor jovem. Giulio Ciccone segue líder da classificação da montanha e Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos.

Jonas Vingegaard segue o camisola amarela do Tour de France (Foto: Le Tour de France)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Le Tour de France

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock