José Manuel Diaz vence etapa 2 do Troféu Joaquim Agostinho! Maurício Moreira é o novo líder!
O espanhol José Manuel Diaz (Burgos – BH) venceu ao sprint, num grupo reduzido, a etapa 2 do Grande Prémio de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 143.7km entre a Serra d’El Rei e Torres Vedras, batendo os compatriotas Eduard Prades (Caja Rural – Seguros RGA) e Francisco Galvan (Equipo Kern Pharma), numa jornada intensamente atacada na fase final, fazendo a liderança da geral alterar-se para o corpo de Maurício Moreira (Glassdrie – Q8 – Anicolor).
A segunda etapa em linha do GP Torres Vedras começou com a rápida formação de uma primeira fuga com César Martingil (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Guillermo Janeiro (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Joan Marti Bennassar (Electro Hiper Europa) e João Oliveira (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car). Perante a ausência do líder dos sprints intermédios, Daniel Dias, devido a queda, a Credibom – LA Alumínios – Marcos Car fechou o espaço com 20km percorridos, já após Bennassar ter vencido o primeiro sprint intermédio ao km 13, em Atouguia da Baleia.
Ao km 26.5, Clement Alleno (Burgos – BH) escapou, e rodou alguns kms isolado, vencendo o sprint intermédio de Ribamar, ao km 34. Logo após o sprint, em que Daniel Dias foi segundo, o português juntou-se ao francês na dianteira, e 4km depois receberam a companhia de Rúben Simão e Válter Pereira (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Daniel Viegas (Aviludo – Louletano – Loulé concelho), Francisco Pereira (ABTF Betão – Feirense) e Yesid Valencia (Portos Windmob), formando assim a fuga do dia.
A Glassdrive – Q8 – Anicolor assumiu o controlo do pelotão, e deixou a vantagem chegar aos 2min, enquanto Daniel Dias vencia os sprints da Marteleira, ao km 42.4, e de Campelos, ao km 49.8. Os kms seguintes fizeram a diferença reduzir-se, mas não impediram Daniel Dias de ser primeiro em novo sprint intermédio, ao km 76.3 na Silveira. Apesar de a diferença ter voltado a crescer por alguns segundos e Daniel Dias ter vencido o último sprint intermédio, ao km 89 em Torres Vedras, os escapados acabaram alcançados pelo pelotão com cerca de 100km percorridos, e a corrida ganhou outro tom.
No difícil circuito com a Ventosa, Serra da Vila e Varatojo, foi a Glassdrive – Q8 – Anicolor a assumir o ritmo, com James Whelan a passar na frente no ponto quente da Ventosa, com Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor) um pouco mais atrás. Após a terceira categoria da Serra da Vila, com pouco mais de 30km para o fim, Alex Molenaar (Electro Hiper Europa) escapou, e logo após a terceira categoria do Varatojo, em que o neerlandês foi primeiro, juntaram-se a ele Frederico Figueiredo, Joaquim Silva (Efapel Cycling) e Ander Okamika (Burgos BH), com pouco mais de 20km para o fim.
Após Molenaar ter descolado na última subida ao Varatojo, o pelotão acabou por alcançar o trio já a apenas 9km do fim, e apesar dos ataques de António Barbio (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) e Frederico Figueiredo na última subida à Serra da Vila, com cerca de 4km para o fim, foi ao sprint num grupo reduzido que tudo se discutiu, com Maurício Moreira a lançar o grupo para um sprint bastante rápido, ganho por José Manuel Diaz, que vindo de trás não deu qualquer hipótese aos adversários. O melhor português acabou por ser César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) na quinta posição.
Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) vestia de amarelo, mas acabou por perder 52s na etapa e a camisola. Com o 15º posto na etapa, Maurício Moreira é o novo líder da geral, com apenas 1s de vantagem sobre Tiago Antunes. Prades é o novo líder por pontos, Bennassar segue na liderança da montanha e Daniel Dias dos sprints intermédios. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) é agora o melhor jovem, e a Glassdrive – Q8 – Anicolor lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: João Fonseca