Sergio Meris vence etapa 4 do Giro Valle d’Aosta! Darren Rafferty é o novo líder após super Morgado o catapultar!

O italiano Sergio Meris (Team Colpack Ballan) venceu a quarta etapa do Giro Valle d’Aosta com um ataque a 3km do fim para uma vitória a solo, após um dia inteiro na fuga! O irlandês Darren Rafferty (Hagens Berman Axeon) foi o melhor dos candidatos, chegando em segundo a 1:08, para assaltar a liderança da corrida, com o alemão Mauro Brenner (Development Team DSM – Firmenich) a ser terceiro, a 1:24.

A quarta jornada da corrida italiana ligou Verrayes a Fénis, num total de 172.5km com 5 subidas categorizadas. O dia começou por ser bastante atacado, com alguns candidatos à classificação geral a tentar mexer com a corrida ainda no início, formando-se uma fuga inicial com 8 ciclistas, Edoardo Sandri (Q36.5 Continental Cycling Team), Jonathan Vervenne e Leander van Hautegem (Soudal Quick-Step Devo Team), Mauro BrennerAntónio Morgado (Hagens Berman Axeon), Aviv Bental (Israel – Premier Tech Academy), Seppe De Clerck (Basso Team Flanders) e Sergio Meris

Ainda na primeira metade da corrida, Darren Rafferty, terceiro à geral na corrida, atacou do pelotão e juntou-se à fuga, onde António Morgado assumiu um ritmo de trabalho avassalador, cavando um fosso de 7min para o pelotão, onde seguia o líder da geral, Joshua Golliker (Groupama – FDJ Conti). O trabalho do português deu-se até cerca de 55km para o fim, com Rafferty a assumir o grupo a partir daí em busca pela amarela.

António Morgado encabeçando o grupo em fuga, num grande trabalho em função de Darren Rafferty!

Entrados na penúltima subida do dia, com 36km para o fim, Rafferty, Brenner, Meris, Bental, van Hautegem e Vervenne, lideravam ainda com 7:20 para o pelotão, mas na contagem de Champremier, com cerca de 29km pela frente, a diferença era já de apenas 4min para o pelotão. Por essa altura, Isaac Del Toro (AR Monex Pro Cycling Team), Florian Kajamini (Team Colpack Ballan) e Marcel Camprubí (Q36.5 Continental Cycling Team) atacaram do pelotão, fazendo com que Golliker cedesse terreno ainda na penúltima subida do dia.

O grupo da frente entrou ao choque na subida final, com pouco mais de 12km para o fim, e na frente ficaram apenas Darren Rafferty, Mauro Brenner e Sergio Meris, com 2:30 para o pelotão. A vantagem, porém, não caiu ao ritmo anterior, e com 4km para a meta o trio tinha apenas perdido 20s. A 3km do final, Sergio Meris atacou, e nenhum dos adversários foi capaz de responder ao italiano, que seguiu a solo para a meta, conquistando a maior vitória da sua carreira. Darren Rafferty seguiu a ritmo, deixando Brenner para trás, e foi segundo, a 1:08, enquanto o alemão foi terceiro, a 1:24. Joshua Golliker quebrou em força, e chegou em 25º, a 13:29 do vencedor, perdendo a liderança e o top10 da geral.

O Campeão Nacional Sub-23, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), foi o melhor português, em 21º a 9:59, Daniel Lima (Israel – Premier Tech Academy) foi 26º, a 13:29, e António Morgado (Hagens Berman Axeon) foi 63º, a 31:22. Pela Óbidos Cycling Team, Miguel Carvalho foi o melhor colocado, na 62ª posição, a 31:22. Bernardo JorgeMarco Marques não terminaram a corrida.

Após o dia de hoje, Darren Rafferty é o novo líder da geral, com 2:24 sobre Alexy Faure–Prost, o novo líder da juventude, e também da classificação por pontos. Jonathan Vervenne é de novo o líder da montanha, Dylan Vandenstorme (Circus – ReUz – Technord) é o novo líder dos sprint intermédios, e a Team Colpack Ballan lidera coletivamente.

Darren Raferty é o novo líder do Giro Valle d’Aosta!

Na geral, Tavares é agora 18º a 13:38 do líder, Lima é 33º a 30:07, Morgado 62º a 1:02:59 e Miguel Carvalho 70º a 1:08:09.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Giro Valle d’Aosta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock