Martin Tjotta vence a etapa 3 do Giro Valle d’Aosta! Gonçalo Tavares foi 24º!
O norueguês Martin Tjotta (Bourg-en-Bresse Ain Cyclisme) venceu a terceira etapa do Giro Valle d’Aosta com uma fuga a solo a 29 km do final, após ter estado o dia todo escapado! Tjotta triunfou com uma vantagem de 12s para o italiano Davide de Cassan (Cycling Team Friuli ASD), segundo, e 21s para o australiano Alex Bogna (Alpecin – Deceuninck Development Team), terceiro.
A terceira jornada da corrida italiana ligou St. Vincent a Bionaz, num total de 138.1km com 4 subidas categorizadas. A corrida começou bastante atacada, mas cedo se formou a fuga do dia constituída por 4 ciclistas, com o português Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy) a escapar, acompanhado por Roman Ermakov (Cycling Team Friuli ASD), Alex Bogna e Martin Tjotta.
O pelotão, que era controlado pela equipa do líder, Joshua Golliker (Groupama – FDJ Conti), deixou com os escapados construíssem uma grande vantagem, uma vez que não representavam um grande perigo na classificação geral. No início da penúltima subida, com cerca de 35km para o fim, a fuga tinha mais de 2min de vantagem, mas a corrida ficou partida aí, quando Davide De Cassan atacou no pelotão e tentou fazer a ponte para a fuga.
Um pouco depois deste ataque, a 29km do final, Martin Tjotta atacou de forma decisiva e conseguiu ganhar uma vantagem de cerca de 2min sobre a perseguição. Quando De Cassan alcançou os perseguidores, no início da subida final, Ermakov deu tudo a trabalhar para o italiano tentar alcançar a vitória, mas não deu resultado, pois a diferença para o norueguês não baixava dos 50s.
De Cassan e Bogna mantiveram-se juntos quase até ao km final, quando o italiano decidiu atacar, mas não foi o suficiente para conseguir bater Tjotta, chegando 12s depois do vencedor, enquanto o australiano chegava em terceiro a 21s. Na luta pela geral, Alexy Faure–Prost (Circus – ReUz – Technord) e Darren Rafferty (Hagens Berman Axeon) conseguiram ganhar uma vantagem de 1:20 para o líder Joshua Golliker (Groupama – FDJ Conti), que não conseguiu responder às investidas dos adversários.
O Campeão Nacional Sub-23, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Axeon), foi o melhor português, em 24º a 3:30, Daniel Lima (Israel – Premier Tech Academy) foi 40º, a 12:03, e António Morgado (Hagens Berman Axeon) foi 74º, a 18:53. Pela Óbidos Cycling Team, Miguel Carvalho foi o melhor colocado, na 69ª posição a 16:26. Bernardo Jorge foi 91º e Marco Marques 95º, ambos a 28:31.
Apesar do tempo perdido, Golliker continua como líder da geral, com 19s sobre Faure-Prost e 27s sobre Rafferty, e da juventude, Alexy Faure–Prost é o novo líder da classificação dos pontos, Martin Tjotta é o novo líder da montanha, Roman Ermakov é o novo líder dos sprint intermédios, e a Alpecin – Deceuninck Development Team lidera coletivamente.
Na geral, Tavares é agora 20º a 5:14 do líder, Lima é 39º a 18:13, Morgado 72º a 33:12, Miguel Carvalho 84º a 38:22, Marco Marques 94º a 54:11 e Bernardo Jorge 96º a 1:00:38.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com