Ion Izagirre regressa às vitórias nas grandes voltas na etapa 12 do Tour de France!
O espanhol Ion Izagirre (Cofidis) venceu a décima segunda etapa do Tour de France, uma ligação de 168.8km entre Roanne e Belleville-en-Beaujolais, batendo o francês Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) e o americano Matteo Jorgenson (Movistar Team) por 58s.
A décima segunda etapa começou com um ritmo elevadíssimo e com diversas tentativas de ataque. A 150km do fim, um pequeno grupo ficou isolado na frente da corrida. 2km depois, na primeira contagem do dia, Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) foi mais forte que Giulio Ciccone (Lidl – Trek) para ser o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão que impunha um ritmo altíssimo e os ataques continuavam.
O pelotão acabou por partir devido aos vários ataques e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma), Tom Pidcock e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Jai Hindley (Bora-Hansgrohe), Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) estavam no pelotão. Simon Yates (Team Jayco-Alula), Adam Yates (UAE Team Emirates) e David Gaudu (Groupama-FDJ) chegaram a estar cortados, mas os três reentraram no pelotão. Sepp Kuss (Jumbo – Visma), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Emanuel Buchmann (Bora-Hansgrohe), Ben O’Connor (AG2R Citroen Team) e Louis Meintjes (Intermarche-Circus-Wanty) estavam cortados e km após km, estavam cada vez mais longe do pelotão.
A 131km do fim, na segunda contagem do dia, Ciccone foi mais forte que Martinez e foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, Wout Van Aert (Jumbo – Visma) atacou e ficou isolado na frente da corrida, mas o belga acabou por ser alcançado a cerca de 116km do fim. 3km depois, Wilco Kelderman (Jumbo – Visma) e Mattias Skjelmose Jensen (Lidl – Trek) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida, mas os dois foram rapidamente alcançados. Nestes primeiros 50kms, chegaram-se a ver várias movimentações de Pidcock, Hindley e Adam Yates, mas Vingegaard fechou todos os espaços com Pogacar na sua roda.
A 107km do fim, Dylan Teuns (Israel – Premier Tech) e Tiesj Benoot (Jumbo – Visma) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 4km depois, Mads Pedersen (Lidl – Trek) saltou do pelotão e juntou-se aos dois da frente. A 92km do fim, Jorgenson e Rúben Guerreiro (Movistar Team), Ion Izagirre, Andrey Amador (EF Education-EasyPost), Krists Neilands (Israel-Premier Tech), Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck), Victor Campenaerts (Lotto Dstny) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) saltaram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente. 3km depois, Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) e Guillaume Martin (Cofidis) também se conseguiram juntar ao grupo da frente.
A 87km do fim, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente. 1km depois, Jasper Stuyven (Lidl – Trek) saiu do pelotão e alcançou Alaphilippe. A 75km do fim, no sprint intermédio, Pedersen foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, Alaphilippe e Stuyven alcançaram no grupo da frente. A 62km do fim, o grupo da frente tinha 3:20 de vantagem sobre o pelotão e 6:10 sobre o grupo de Kuss, Landa, Buchmann, O’Connor e Meintjes. 3km depois, na terceira contagem do dia, Guillaume Martin foi o primeiro a passar no topo.
A 54km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Michael Woods (Israel – Premier Tech) e Giulio Ciccone e os dois voltaram à bicicleta. 2km depois, Van der Poel e Amador atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. A 47km do fim, Pedersen, Alaphilippe, Stuyven e Campenaerts perderam o contacto com o grupo perseguidor. 1km depois, Van der Poel atacou e ficou isolado na frente da corrida. Amador foi alcançado pelo grupo perseguidor e Campenaerts reentrou no grupo.
A 44km do fim, na quarta contagem do dia, Van der Poel foi o primeiro a passar no topo. Meintjes parece ter saído do grupo que tentava reentrar no pelotão e sozinho o sul-africano reentrou no pelotão a cerca de 41km do fim. Na descida da quarta contagem do dia, Jorgenson e Pinot atacaram e tentavam alcançar Van der Poel. A cerca de 36kms do fim, o grupo de Kuss, Landa, Buchmann e O’Connor reentrou no pelotão.
A 32km do fim, Jorgenson e Pinot juntaram-se a Van der Poel na frente da corrida e os três tinham cerca de 10s de vantagem sobre o grupo perseguidor. Poucos metros depois, Ion Izagirre, Guillaume Martin, Tobias Johannessen, Burgaudeau e Benoot alcançaram os três da frente. Logo a seguir, Ion Izagirre atacou e ficou isolado na frante da corrida. O espanhol conseguiu cerca de 25s de vantagem sobre os perseguidores e tinha 4:30 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Ineos Grenadiers.
A 29km da meta, Van der Poel perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Poucos metros, Ion Izagirre foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. A 15km da meta, o espanhol tinha 50s de vantagem sobre os perseguidores e 4:00 sobre o pelotão. A cerca de 3km da meta, Jorgenson e Burgaudeau saltaram do grupo perseguidor e tentava segurar o pódio na etapa. Izagirre continuou com o seu ritmo para vencer assim a etapa 12 do Tour de France. Burgaudeau foi mais forte ao sprint que Jorgenson para ser segundo.
Rúben Guerreiro foi 9º, na etapa, a 1:27 de Izagirre. Nelson Oliveira (Movistar Team) tentou integrar a fug, nos primeiros kms mas acabou por não conseguir. Na etapa, o português foi 61º a 11:25. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) esteve ao serviço de Meintjes na etapa de hoje e foi 149º a 27:57.
Jonas Vingegaard segue o líder da classificação geral e Tadej Pogacar segue o melhor jovem. Neilson Powless (EF Education-EasyPost) manteve a liderança da classificação da montanha e Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Le Tour de France