Check-Mads! Pedersen bate Philipsen e vence etapa 8 do Tour de France!

O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a oitava etapa do Tour de France, uma ligação de 200.7km entre Libourne e Limoges, batendo ao sprint os belgas Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Wout Van Aert (Jumbo – Visma).

A oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 171km do fim, Anthony Turgis (TotalEnergies), Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic) e Tim Declercq (Soudal Quick-Step) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de 4:40 sobre o pelotão.

A 122km do fim, no sprint intermédio, Delaplace foi buscar a pontuação máxima. No pelotão, Jasper Philipsen foi o mais forte para ser quarto no sprint intermédio. Logo a seguir, um grupo de cerca de 12 ciclistas onde estava Philipsen e Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e Bryan Coquard (Cofidis) saltou do pelotão, mas a Jumbo – Visma acelerou no pelotão e fez com que o grupo fosse rapidamente alcançado.

A 70km do fim, na primeira contagem do dia, Turgis foi o primeiro a passar no topo. 8km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team). O britânico pode ter fraturado a clavícula direita e acabou por abandonar a prova. A 37km do fim, Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) atacou e tentava fazer a ponte para a frente da corrida. O trio da frente tinha 1:25 de vantagem sobre Asgreen e 1:40 sobre o pelotão.

A 22km da meta, Asgreen foi alcançado pelo pelotão. 5km depois, Turgis atacou e ficou isolado na frente da corrida. Logo a seguir, na segunda contagem do dia, o francês foi o primeiro a passar no topo. A 11km da meta, Delaplace foi alcançado pelo pelotão. Poucos metros depois, Declercq foi alcançado pelo pelotão. A 9.5km da meta, Turgis foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. A Jumbo – Vimsa impunha um forte ritmo no pelotão. 1km depois, o francês foi alcançado pelo pelotão.

A 7.5km da meta, Victor Campenaerts (Lotto Dstny) tentou saltar do pelotão mas não teve sucesso. 1km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Simon Yates (Team Jayco-Alula), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Rúben Guerreiro (Movistar Team) Steff Cras (TotalEnergies). Rúben Guerreiro, Simon Yates e Landa voltaram à bicicleta e tentavam reentrar no pelotão que era comandado pela Lidl – Trek. Cras estava a andar muito bem neste Tour, o belga era 13º na geral e ficou maltratado na queda e acabou pro abandonar o Tour.

Na entrada da última curvam a Lidl – Trek comandava o pelotão. Nos metros finais, Christophe Laporte (Jumbo – Visma) comandava o pelotão com Van Aert na sua roda. Van der Poel acelerou e colocou-se na frente do grupo com Philipsen na sua roda. Pedersen já estava ao sprint ao lado de Van der Poel. Van der Poel abriu e Philipsen colocou-se na roda de Pedersen que continuou com o seu forte sprint. O belga não teve capacidade para passar o dinamarquês que venceu assim a oitava etapa do Tour de France. Van Aert ficou fechado quando Laporte abriu, o belga passou por Dylan Groenewegen (Team Jayco-Alula) para ser terceiro, mas não conseguiu lutar pela vitória por ter sido fechado. Simon Yates e Landa cruzaram a linha de meta a 47s do vencedor.

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 67º a 1:00. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 79º a 1:24 e Rúben Guerreiro foi 107º a 5:04.

Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) segue líder da classificação geral. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) manteve a liderança da juventude, Neilson Powless (EF Education-EasyPost) manteve a liderança da classificação da montanha e Jasper Philipsen manteve a liderança da classificação por pontos. Anthony Turgis foi o combativo do dia.

Jonas Vingegaard segue o camisola amarela

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Fotos: Le Tour de France

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock