Blanka Vas vence etapa 8 do Giro Donne com um sprint dominador!
A Campeã Húngara Blanka Vas (Team SD Worx) estreou-se a vencer em grandes voltas e conquistou a etapa 8 do Giro Donne, uma ligação de 125.7km entre Nuoro e Sassari, batendo ao sprint a Campeã Americana Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) e a Campeã Alemã Liane Lippert (Movistar)! Marianne Vos (Jumbo – Visma) era a grande favorita para o dia, mas acabou por terminar o dia apenas na décima posição.
Após o dia de descanso, o Giro Donne regressou com uma etapa acidentada, em que se esperava uma discussão pela vitória num grupo reduzido, tal como veio a acontecer. A jornada começou por ser relativamente tranquila e sem grandes ataques, até que ao km 30 escaparam Alessia Vigilia (Top Girls Fassa Bortolo) e Petra Stiasny (Fenix – Deceuninck), mas as duas eram alcançadas 7km depois. Giorgia Vettorello (BePink – Gold) e Beatrice Rossatto (Isolmant – Premac – Vittoria) foram as seguintes a ter a inicitiva, já com 43km percorridos, mas duraram apenas 7km tal como as anteriores.
No sprint intermédio de Macomer, ao km 50.8, Erica Magnaldi (UAE Team ADQ) conseguiu ser primeira e ganhar 3s, logo após as compatriotas terem sido alcançadas, batendo Gaia Realini (Lidl – Trek). A 55km do fim, numa colina não categorizada, algumas das principais candidatas procuraram atacar, mas nenhuma conseguiu escapar ao pelotão, que respondia a todas as movimentações. Com 48km pela frente, Floortje Mackaij (Movistar) e Silvia Magri (Israel Premier Tech – Roland) conseguiram então sair do pelotão e formar nova fuga, numa fase de maior acalmia.
Assim que as rampas começaram a inclinar na única contagem de montanha do dia, a 37km da chegada, Magri cedeu e deixou Mackaij sozinha na frente, com pouco mais de 1min sobre o pelotão. Magri acabou por ser alcançada logo de seguida, e Mackaij aguentou até ser a primeira no alto da terceira categoria de Romana-Ittiri, com um grupo de meia dúzia de ciclistas a chegar até ela logo após a contagem, incluindo a quinta classificada na geral, Veronica Ewers (EF Education – TIBCO – SVB), mas rapidamente toas foram absorvidas pelo reduzido pelotão.
Os ataques sucederam-se durante uns longos 10km, e o pelotão ainda chegou a alongar, mas ninguém conseguiu escapar e deu-se a iminência de um final ao sprint. As equipas prepararam-se para levar as suas mulheres mais rápidas para a discussão, sabendo de quão diferenciadora poderia ser a rampa a 5% durante 2km até à meta. O ritmo elevado partiu o pelotão, e após a última curva foi Marianne Vos a assumir o sprint em busca da vitória, mas o dia hoje não era da veterana multi-campeã. Todos os olhares se focaram em Liane Lippert, que parecia encaminhada para vencer, mas do outro lado surgiu Blanka Vas que nem uma flecha, para conquistar a sua segunda vitória World Tour e a terceira em grandes voltas! Lippert acabaria por ser terceira, depois de ultrapassada por Dygert sobre o risco de meta.
Annemiek van Vleuten (Movistar) chegou no reduzido pelotão e mantém a liderança da geral, dos pontos e da montanha, Gaia Realini é a melhor jovem, e a Movistar lidera coletivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images