Antonia Niedermaier estreia-se a vencer no Giro Donne numa etapa com final dramático!

A alemã Antonia Niedermaier (Canyon // SRAM Racing) venceu a quinta etapa do Giro d’Italia Donne, uma ligação de 105.7km entre Salassa e Ceres, batendo a neerlandesa Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) por 9s e a neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) por 1:26.

A quinta etapa começou com um ritmo alto. A 87km do fim, mexidas aconteceram no pelotão e Gaia Realini e Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek), Marta Cavalli e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez), Mavi Garcia (Liv Racing TeqFind), Ane Santesteban (Team Jayco-Alula), Niederamier e Vleuten ficaram isoladas na frente da corrida. 4km depois, Realini, Borghini e Vleuten ficaram isoladas na frente da corrida. A 81km do fim, Borghini perdeu o contacto com a frente da corrida. 3km depois, na primeira contagem do dia, Vleuten foi a primeira a passar no topo.

A 69km do fim, Fisher-Black alcançou Borghini. 8km depois, as duas perseguidoras juntaram-se às duas da frente. A 56km do fim, no sprint intermédio, Borghini foi buscar a bonificação máxima. Erica Magnaldi e Silvia Persico (UAE Team ADQ), Juliette Labous (Team DSM-Firmenich), Niederamaier e Cavalli perseguiam as quatro da frente e estavam perto de as alcançar. A 36km do fim, as cinco perseguidoras alcançaram as quatro da frente. 6km depois, alguns ataques aconteceram na frente da corrida, mas nenhum deles teve sucesso.

A 26km do fim, Niedermaier atacou e ficou isolada na frente da corrida. Fisher-Black tentou seguir a alemã, mas não teve sucesso e a neozelandesa ficou entre a ciclista da Canyon e o grupo de Vleuten e Borghini. A 23km do fim, na segunda contagem do dia, Niederamier foi a primeira a passar no topo. 3km depois, Fisher-Black foi alcançada pelo grupo de Vleuten e Borghini. A 16km da meta, Paula Patino (Movistar Team), Pauliena Rooijakkers (Canyon // SRAM Racing), Veronica Ewers (EF Education-TIBCO-SVB), Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Anna Shackley e Blanka Vas (Team SD Worx), Esmée Peperkamp (Team DSM-Firmenich), Fem Van Empel (Jumbo – Visma), Ludwig e Peperkamp alcançaram o grupo de Vleuten e Borghini que estava a 1:09 de Niedermaier.

A 12km da meta, Vleuten atacou e só Borghini a conseguiu seguir. Fisher-Black, Labous e Realini tentavam alcançar as duas. 2km depois, Ewers juntou-se a Fisher-Black, Labous e Realini na perseguição de Vleuten e Borghini. A 9km da meta, na última contagem do dia, Niederameier foi a primeira a passar no topo. No topo da subida, Vleuten largou Borghini e tentava chegar à jovem alemã. A cerca de 8km da meta, Vleuten sofreu uma queda, mas a neerlandesa voltou rápido à bicicleta. Logo a seguir, Borghini sofreu uma queda muito feia, mas a italiana demorou algum tempo a voltar à bicicleta e tinha Van Anrooij à sua espera para a ajudar.

Vleuten estava a aproximar de Niedermaier km após km, mas a jovem alemã conseguiu aguentar o forte ritmo da neerlandesa para conseguir conquistar a sua primeira vitória no World Tour. Fisher-Black bateu ao sprint Labous e Ewers para ser terceira a 1:26. Realini cedeu, nos metros finais, e foi 6º a 1:32. Fem Van Empel fez uma grande etapa e foi 9º a 2:54. Marta Cavalli também caiu na descida e a italiana foi 17ª a 4:37. Borghini cruzou a linha de meta a 7:33 e acabou por perder assim as suas chances de lutar pela geral.

Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foi 145º a 40:14.

Annemiek Van Vleuten segue líder da geral e tem agora 2:07 de vantagem sobre Antonia Niedermaier, a melhor jovem, e 2:18 sobre Veronica Ewers. Vleuten também é lider da classificação da montanha e da classificação por pontos.

Annemiek Van Vleuten manteve a Maglia Rosa

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock