Jasper “The Master” vence primeira batalha entre os sprinters no Tour de France!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu a quarta etapa do Tour de France, uma ligação de 193.5km entre Amorebieta-Etxano e Bayonne, batendo ao sprint o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) e o australiano Caleb Ewan (Lotto Dstny).
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Neilson Powless (EF Education-EasyPost) e Laurent Pichon (Team Arkéa-Samsic) a formarem a fuga do dia. A 180km do fim, na primeira contagem do dia, Powless foi buscar a pontuação máxima. 20km depois, na segunda contagem do dia, Powless foi buscar a pontuação máxima. Os dois da frente tinham cerca de 3:30 de vantagem sobre o pelotão. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) furou mas o esloveno reentrou no pelotão.
A cerca de 134km do fim, Victor Lafay (Cofidis) saltou do pelotão com o objetivo de ir buscar pontos ao sprint intermédio. 7km depois, Pichon foi buscar a pontuação máxima. Lafay foi 3º no sprint intermédio e tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. Mads Pedersen (Lidl – Trek) bateu Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) e Biniam Girmay (Intermarché-Circus-Wanty) para ser 4º no sprint intermédio. A 122km do fim, na terceira contagem do dia, Powless foi novamente buscar a pontuação máxima. 30km depois, na última contagem do dia, Powless foi o primeiro a passar no topo.
A cerca de 80km do fim, Powless tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. Pichon estava agora isolado na frente da corrida com cerca de 2:25 de vantagem sobre o pelotão. A 37km do fim, Pichon foi alcançado pelo pelotão. Poucos kms depois, os comboios dos sprinters começaram a aparecer na frente do pelotão e os favoritos à geral também se tentavam manter bem colocados.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão e a equipa se mais se destacou foi a Soudal Quick-Step. Nos metros finais, a Alpecin-Deceuninck passou para o comando do pelotão e Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) começou a lançar o sprint para Philipsen. O belga lançou o sprint final e Van Aert colocou-se ao seu lado, mas o final era em curva para a direita e Van Aert acabou por ficar fechado e Philipsen continuou com o seu forte sprint para vencer assim a terceira etapa do Tour de France. Bauhaus não teve muita ajuda, nos metros finais, e escolheu as rodas certas que lhe fizeram ser segundo ao sprint. Ewan já mostrou em melhor forma e foi terceiro. Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) foi 4º e Van Aert acabou por tirar pé e fechou o top5.
Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team) foram 56 e 57º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) ajudou o seu colega de equipa BIniam Girmay, nos últimos kms, e acabou por ser 131º a 1:22.
Adam Yates (UAE Team Emirates) manteve a liderança da classificação geral. Victor Lafay manteve a liderança da classificação por pontos, Neilson Powless manteve a liderança da classificação da montanha e Tadej Pogacar segue é o melhor jovem.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Le Tour de France