Adam Yates bate irmão Simon e é o primeiro camisola amarela do Tour de France!

O britânico Adam Yates (UAE Team Emirates) venceu a primeira etapa do Tour de France, uma ligação de 182km com partida e chegada em Bilbao, depois de largar na rampa final o seu irmão Simon Yates (Team Jayco-Alula) que foi segundo a 4s. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi terceiro a 12s, após ser o mais forte ao sprint do grupo perseguidor.

A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team), Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny), Valentin Ferron (TotalEnergies), Simon Gugliemi (Team Arkéa-Samsic) e Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty) a formarem a fuga do dia. A 168km do fim, na primeira contagem do dia, Gregaard foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha 1:45 de vantagem sobre o pelotão.

A primeira fuga da 110ª edição do Tour de France (Foto: Le Tour de France)

A 114km do fim, na segunda contagem do dia, Eenkhoorn foi o primeiro a passar no alto. Os cinco da frente mantinham uma vantagem de cerca de 1:40 sobre o pelotão que era comandado pela Soudal Quick-Step, pela Alpecin-Deceuninck e pela Jumbo – Visma. 20km depois, no sprint intermédio do dia, Eenkhoorn foi buscar a pontuação máxima. No pelotão, Mads Pedersen (Trek – Segafredo) foi mais forte que Peter Sagan (TotalEnergies) e Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) para ser sexto no sprint intermédio.

A cerca de 74km do fim, a fuga estava quase a ser alcançada e Gugliemi e Gregaard atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. Poucos metros depois, Calmejane, Eenkhoorn e Ferron alcançaram os dois da frente que tinha cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão. A 50km do fim, a fuga do dia acabou por ser alcançada pelo pelotão. 10km depois, na terceira contagem do dia, Jonas Abrahamsen (Uno-X Pro Cycling Team) foi o primeiro a passar no topo. A 30km da meta, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo no pelotão. Poucos metros depois, a Jumbo – Visma passou para o comando do grupo.

A 27km do fim, na quarta contagem do dia, Neilson Powless (EF Education-EasyPost) foi mais forte que Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) e foi o primeiro a passar no topo. 2km depois, Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) perdeu o contacto com o pelotão. A 22km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Enric Mas (Movistar Team) e Richard Carapaz (EF Education-EasyPost). Carapaz voltou à bicicleta em grande sofrimento e Mas acabou por abandonar a corrida.

A 11km da meta, no início do Côte de Pike, 2km a 10%, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo. Poucos metros depois, Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) tentou sair do pelotão, mas o francês não teve sucesso. A UAE continuou com o forte ritmo e Adam Yates acelerou e Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) e Victor Lafay (Cofidis) foram os únicos que conseguiram seguir. Adam Yates acabou por abrir e Pogacar atacou. O esloveno não conseguiu isolar-se e Lafay atacou de imediato, mas o francês também não conseguiu isolar-se. Pogacar foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia.

Os três da frente não estavam a colaborar e Simon Yates, Mattias Skjelmose Jensen (Lidl – Trek), David Gaudu e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Adam Yates, Jai Hindley (Bora-Hansgrohe), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Wilco Kelderman, Sepp Kuss e Wout Van Aert (Jumbo – Visma), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Michael Woods (Israel – Premier Tech) reentraram na frente da corrida. Logo a seguir, Adam Yates atacou e ficou isolado na frente da corrida. Simon Yates foi o único que fez a ponte para Adam e os dois irmãos ficaram assim isolados na frente da corrida.

Pogacar não deu hipótese no sprint pelo terceiro lugar e ainda celebrou a vitória de Adam (Foto: Le Tour de France)

A 4km da meta, o duo da frente tinha cerca de 15s de vantagem sobre o grupo perseguidor que era comandado pela Jumbo – Visma. Na entrada da rampa final, Simon Yates comandava na frente da corrida e tentava manter a vantagem que tinham sobre o grupo perseguidor. Nos metros finais, Adam acelerou e conseguiu largar o seu irmão Simon para vencer assim a primeira etapa da 110ª edição do Tour de France. No grupo perseguidor, Pinot lançou o sprint, mas acabou por ser ultrapassado por Pogacar que acabou por ser terceiro a 12s.

Romain Bardet (Team DSM-Firmenich), Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Ben O’Connor e Felix Gall (AG2R Citroen Team) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek) chegaram a 33s. Matteo Jorgenson (Movistar Team) chegou a 2:38 e Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) perdeu 3:13. Carapaz cruzou a linha de meta a 15:24.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi o melhor português na etapa e foi 63º a 4:59. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi 80º a 8:36 e Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 86º a 9:42.

Adam Yates é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos e o britânico foi o combativo da etapa. Tadej Pogacar é o melhor jovem e Neilson Powless é o primeiro líder da classificação da montanha.

Adam Yates é o primeiro camisola amarela do Tour de France (Foto: Le Tour de France)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de capa: Le Tour de France

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock