Cristiana Valente é pela primeira vez Campeã Nacional de Fundo!
Realizaram-se hoje em Mogadouro os Campeonatos Nacionais de Fundo das categorias femininas, coroando novas vencedoras nas categorias Elite, Sub23, Júnior e Cadete. Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) em Elites, Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) em Sub-23, Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) em Juniores e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) em Cadetes foram as grandes vencedoras, em corridas algo distintas mas muito emocionantes!
Elites
Nas Elites, Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) conquistou o seu primeiro título de Campeã Nacional, triunfando isolada após 89km de corrida! Cristiana teve tempo para celebrar, e chegar tranquilamente, batendo Vera Vilaça (Massi – Tactic) por 2:35 e Melissa Maia (Korpo Activo – Penacova) por 2:52.
A prova iniciou-se com uma tentativa de fuga de Isabel Caetano logo ao km 0. A experiente ciclista animou os primeiros 12km, mas acabou alcançada pelo pelotão. Na segunda metade da primeira das quatro voltas ao circuito, formou-se um grupo na frente com nova corredoras, constituído por seis elites, Cristiana Valente, Vera Vilaça, Melissa Maia, Maria Martins (Fenix – Deuceuninck), Liliana Jesus (ExtremoSul – Hotel Alísios – CA Terras do Arade) e Ana Caramelo (Maiatos), acompanhadas por uma Sub-23 e por duas juniores.
No final da primeira volta, este grupo tinha uma vantagem de 50s relativamente a 14 perseguidoras, sendo que o pelotão já estava completamente fracionado. Na segunda volta, Maria Martins chegou a estar descolada e com 50s de atraso, mas acabou por voltar à dianteira no início da terceira volta, cerca do km 48. Mais atrás, ninguém era capaz de perseguir, e a distância tendia a aumentar.
Pouco após reentrar, Maria Martins atacou e com ela apenas conseguiram seguir Vera Vilaça e Cristiana Valente. As três permaneceram a solo por pouco tempo, já que numa curta rampa que apareceu a 30km do fim, Cristiana conseguiu isolar-se. A distância começou a abrir progressivamente, e na perseguição tivemos também resposta. Maria foi a primeira a ceder, e a Vera juntaram-se Melissa Maia, Ana Caramelo, e a Sub-23 Beatriz Pereira.
Apesar do esforço, a vantagem de Cristiana aumentou sempre até final, e a líder da Glassdrive – Chanceplus – Allegro chegou sozinha à meta em Mogadouro, para celebrar o seu primeiro título nacional de estrada! Nos kms finais, Vera e Beatriz deixaram as restantes para trás, e foram juntas até à meta, com Beatriz a celebrar o título nacional Sub-23, e Vera a chegar logo atrás, para fechar na segunda posição elite. Pouco menos de 20s depois, Melissa Maia chegava para fechar o pódio nas Elites.

Sub-23

Nas Sub-23, a vencedora foi Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango), que repete assim o feito da prova de contrarrelógio de ontem, fazendo uma histórica dobradinha! Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) foi segunda, já a 8:22, e Nádia Henriques (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) terceira, a 16:38.
A corrida das Sub-23 começou a definir-se ainda muito cedo, com o ataque da primeira volta a colocar Beatriz Pereira isolada com meia dúzia de ciclistas Elite e duas Juniores na dianteira. O grupo nunca mais parou e abriu sempre vantagem até final, apesar dos esforços na perseguição. Numa primeira fase, foram Beatriz Roxo e Mariana Líbano (Soltec Team) a responder melhor, mas Mariana não conseguiu seguir no grupo onde estava com Beatriz Roxo e acabou mesmo por perder muito terreno ficando fora do pódio, completo por Nádia Henriques.
A prova da vencedora, Beatriz Pereira, foi toda ela de grande nível, num fim de semana de sonho! Após ser a única Sub-23 a integrar o grupo que escapou, Beatriz acabou mesmo por superar quase todas as colegas Elites, à exceção da vencedora, Cristiana Valente. O resultado, valeu-lhe, pela segunda vez, a segunda melhor prestação global nestes Campeonatos Nacionais, o que promete bastante para o futuro!

Juniores

Nas Juniores, a vitória sorriu a Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo), ela que ainda é júnior de primeiro ano e foi a mais forte no total dos 66.4km que compuseram a corrida! Raquel Dias (ExtremoSul – Hotel Alísios – CA Terras do Arade) foi segunda, a 1:32, e Rita Tanganho (5Quinas – Município de Albufeira – CDASJ) completou o pódio, a 4:20. A anterior campeã, Marta Carvalho (ExtremoSul – Hotel Alísios – CA Terras do Arade), foi apenas quarta, já a mais de 5min.
Contando com menos uma volta ao circuito de Mogadouro que o percurso das Elites e das Sub-23, a corrida das Juniores acabou por se decidir da mesma forma, com Daniela Simão e Raquel Dias a integrarem o grupo de nove ciclistas que escapou logo nos primeiros 15km. As duas estiveram em grande nível até final, mostrando capacidade para voos mais altos, e foi já na terceira e última volta que Daniela se distanciou de Raquel para conquistar o seu primeiro Campeonato Nacional nas Juniores!
Na perseguição, Rita Tanganho e Marta Carvalho foram as atletas mais ativas, e entre as duas acabaram por discutir o terceiro lugar, que acabou ganho por Rita Tanganho, chegando já a 4:20 da vencedora, enquanto Marta cruzou a linha de meta a 5:32.

Cadetes

Nas Cadetes, foi Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) a vencer e a somar mais um Título Nacional aos três que já havia conquistado na pista na presente época. Maria Marques (Matos-Cheirinhos / Vila Galé / Etopi) foi segunda a apenas 4s, e Leonor Casimiro (Korpo Activo – Penacova) fechou na terceira posição, a 2:56.
A corrida das Cadetes foi também ela de um nível intenso, e apesar de nenhuma ter integrado o primeiro grupo, duas ciclistas estavam no grupo perseguidor: Bruna Gonçalves e Maria Marques. Com a corrida a fracionar-se, nenhuma das adversárias conseguiu mais chegar até elas, e as duas disputaram a vitória até ao fim, com Bruna a bater Maria já nos últimos metros! Na luta pelo terceiro posto, Leonor levou a melhor ao sprint sobre a colega de equipa Emília Baía (Korpo Activo – Penacova), e fechou na terceira posição.

Fotos: UVP/FPC