Marijn van Den Berg vence etapa de abertura da Route d’Occitanie!

O neerlandês Marijn Van Den Berg (EF Eduaction – EasyPost) venceu ao sprint a primeira etapa da Route d’Occitanie, uma ligação de 184.3km entre Narbonne e Gruissan, após bater ao sprint os franceses Sandy Dujardin (TotalEnergies) e Paul Penhoet (Groupama – FDJ), num dia que viu o pelotão cortar e Elia Viviani (INEOS Grenadiers) ser desclassificado por sprint irregular após ter cortado a meta em segundo.

A etapa começou bastante atacada e logo desde o início formou-se a fuga do dia com um total de 8 ciclistas, sendo eles Jacob Hindsgaul (Uno-X Pro Cycling Team), Carlos Garcia (Equipo Kern Pharma), Mario Aparicio e Eric Fagundez (Burgos – BH), Yaël Joalland (CIC U Nantes Atlantique), Théo Delacroix (St. Michel – Mavic – Auber 93), Maxime Urruty (Nice Métropole Côte d’Azur) e Peio Goikoetxea (Euskaltel – Euskadi).

A fuga do dia da etapa 1 da Route d’Occitanie

Na frente, a 160km do fim, Delacroix caiu, mas rapidamente voltou à dianteira. Por esta altura a fuga tinha uma vantagem de quase 4min, com a INEOS Grenadiers, a Groupama – FDJ e a Israel – Premier Tech a controlarem a corrida. Na primeira contagem de montanha do dia, em Montée Du Fer À Cheval, ao km 54.5, era Hindsgaul quem passava à frente, batendo os restantes ciclistas que estavam na fuga. Na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia, em Douzens, 7.5kkm depois, era Goikoetxea quem batia toda a gente e conquistava os pontos, mas o espanhol acabou por abandonar a corrida mais tarde.

Já na segunda e última contagem de montanha do dia, em Montée Vers Montcélèbre, ao km 90.7, era Fagundez quem passava à frente de toda a gente, conquistando assim a camisola da montanha. A 68km do fim Lucas Plapp (INEOS Grenadiers) caiu, mas rapidamente voltou ao pelotão. A Groupama – FDJ, que controlava o pelotão, apanhou a fuga a 48km do fim, e começou a jogar com o vento a seu favor, impondo um ritmo muito forte no pelotão, que provocou alguns cortes. A 34km do fim, Simon Carr (EF Eduaction – EasyPost) começava a ficar para trás, e um pouco mais tarde o mesmo sucedia com outros, inclusive o português Ruben Guerreiro (Movistar).

Na primeira passagem pela meta, onde estava posicionado o segundo e último sprint intermédio do dia, a 27km do fim, foi Benoît Cosnefroy (AG2R Citröen Team) quem levou a melhor sobre o grupo que estava na frente, passando à frente de Plapp e de Léo Danès (CIC U Nantes Atlantique).

A 20km do fim, Danès e Célestin Guillon (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole) atacavam e formavam uma fuga com cerca de 25s de vantagem sobre o pelotão. A 15km do fim, Anthony Turgis (TotalEnergies) atacou e fez a ponte para os dois ciclistas que estavam na frente, mas pouco depois, a 9km da chegada, todos eram apanhados pelo pelotão. Com 7km pela frente, novos cortes aconteceram, e mais gente voltou a ficar para trás, num dia bastante atribulado onde Viviani chegou a ficar para trás, mas graças a Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), ainda lutou pela etapa.

A 4km do fim Bram Welten (Groupama – FDJ) e Joan Bou (Euskaltel-Euskadi) caíram, e o último foi obrigado a abandonar. Nos metros finais, com um grupo de pouco mais de 20 ciclistas na frente, Marijn Van Den Berg lançava-se ao sprint e batia Viviani e Dujardin, segundo e terceiro na meta, respetivamente, conquistando a primeira etapa da prova francesa. O italiano acabou por ser desclassificado por sprint irregular, tendo colocado Dujardin em perigo de queda, e o francês foi por isso segundo, com Penhoet a subir a terceiro.

O português Ruben Guerreiro acabou no grupo que ficou cortado deste grupo da frente, ficando a 44s do vencedor, em 44º lugar. Na classificação geral o português está a 54s de van Den Berg na mesma posição.

Após o dia de hoje, van Den Berg é líder da classificação geral, da classificação da juventude e da classificação por pontos, Eric Fagundez é o líder da montanha e a Israel – Premier Tech comanda por equipas!

Marijn van Den Berg é o primeiro líder da prova francesa!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: EF Pro Cycling / Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock