Jakobsen triunfante no dia 2 de Belgium Tour! Philipsen cai e perde liderança!

O neerlandês Fabio Jakobsen, da Soudal Quick-Step, vingou-se da derrota do dia anterior e venceu a segunda etapa do Baloise Belgium Tour, impondo-se no sprint que decidiu a tirada! No segundo posto terminou outro neerlandês, Mathieu van der Poel, da Alpecin – Deceuninck, enquanto o último lugar do pódio da tirada ficou para o belga Jasper de Buyst, da Lotto Dstny. O final da jornada ficou marcado pela queda de Caleb Ewan e Jasper Philipsen, com o belga a perder a liderança da prova para Jakobsen.

A segunda etapa do Belgium Tour trazia um dia com 175.7 km, numa ligação entre Merelbeke e Knokke-Heist, que favorecia os sprinters do pelotão.

Perfil da etapa 2 da Volta à Bélgica

A fuga do dia foi composta por seis elementos: Daan Van Sintmaartensdijk (VolkerWessels Cycling Team), Aaron Van Poucke (Team Flanders – Baloise), James Fouché (Bolton Equities Black Spoke), Stijn Daemen (BEAT Cycling Club), Etienne Van Empel (Team Corratec – Selle Italia) e Javier Serrano (EOLO – Kometa). A vantagem deste grupo cresceu até à casa dos 3min, começando depois a reduzir-se, de forma lenta e constante.

A 50km do final, a margem dos escapados estava já abaixo de 1min e o destino estava traçado para os corajosos do dia. À entrada dos derradeiros 30km, os fugitivos foram alcançados e montava-se novo cenário de chegada em pelotão compacto. Na frente do grupo principal trabalhavam as inevitáveis Alpecin – Deceuninck e Soudal Quick-Step, na perspetiva de repetir o duelo entre Philipsen e Jakobsen. Com o ritmo elevado e o vento a soprar forte, acabaram por surgir quebras no grupo, os famosos “echelons“, mas apenas de forma momentânea. A 25km do final, voltávamos à forma de “gruppo compacto“.

A 14km do final, estava colocado o “Golden Km“, com três sprints intermédios bonificados. Rasmus Tiller, da Uno-X, venceu o primeiro, Mathias Vacek, da Trek – Segafredo, o segundo, e Yves Lampaert, da Soudal Quick-Step, o terceiro. Com a classificação geral bastante apertada, estes segundos eram importantes, mas não causavam mexidas no top3 da corrida. Mathieu van der Poel ainda conseguiu ser segundo no primeiro destes sprints, arrecadando mais 2s de bonificação na luta pela geral.

A 4km do final deu-se uma queda no pelotão com dois dos principais favoritos a ficarem envolvidos: Jasper Philipsen e Caleb Ewan. O primeiro ainda se levantou relativamente rápido, com o segundo a ficar no chão durante algum tempo, mas ambos ficaram afastados da luta pela etapa.

Sem Philipsen, a Alpecin – Deceuninck alterou a sua estratégia, com Mathieu van der Poel a colocar-se atrás dos homens da Soudal Quick-Step e da Uno-X, na tentativa de surpreender no sprint final. Michael Morkov lançou o sprint para Fabio Jakobsen, que arrancou decidido em direção ao risco, sem dar chances à concorrência! Boa vitória para o campeão da Europa, retificando o segundo posto da primeira etapa e assumindo a liderança da competição! Atrás de Jakobsen, fecharam Van der Poel, Jasper de Buyst e Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team).

Em termos de classificação geral, Jakobsen lidera agora com o mesmo tempo de Van der Poel, enquanto de Buyst segue no 3º posto, a 7s.

Amanhã, será dia de contrarrelógio, numa jornada com 15.2 km, disputada em torno da localidade de Beveren.

Fabio Jakobsen é o novo líder da geral! (Foto: Mark Van Hecke/Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock