Luís Mendonça vence em Marco de Canaveses e é o primeiro líder do GP Douro Internacional!
Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) venceu a primeira etapa do GP Douro Internacional, uma ligação de 130.2km com partida e chegada em Marco de Canaveses, batendo o compatriota Joaquim Silva (Efapel Cycling), num emocionante final ao sprint! Os dois ciclistas disputaram uma centena de metros lado a lado, e só no lançar de bicicleta o capitão da Glassdrive alcançou um duríssimo triunfo! No terceiro posto terminou Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista), já a 5s do vencedor.
A etapa inuagural da terceira edição do Grande Prémio Douro Internacional começou quase imediatamente com uma queda. Logo ao km 2, vários ciclistas foram ao chão, incluindo quase toda a equipa da Efapel Cycling, o que levou ao abandono imediato de Emanuel Duarte, felizmente já se sabendo que não tem lesões graves, e no final da etapa de Aleksandr Grigoriev, após serem detetadas fraturas numa clavícula e num dedo.
As tentativas de fuga começaram assim que o pelotão voltou a rodar compacto, e ao km 19 escaparam Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e José Dias (Fonte Nova – Felgueiras). Numa jornada tão curta, o pelotão, comandado pela Glassdrive – Q8 – Anicolor, nunca lhes deu muita vantagem, e acabou por ser Caixas a aproveitar, conquistando o sprint intermédio em Marco de Canaveses ao km 37.9, e a segunda categoria de Soalhães, ao km 66.3.
Ainda antes do topo da subida, Caixas e Dias receberam a companhia de André Santos (Santa Maria da Feira – Segmento D’Época – Reol) e Sebastian Calderon (Equipo Cortizo), mas o elevado ritmo que se fazia sentir viu a situação de corrida alterar-se menos de 10km depois. Caixas era o único a manter-se na frente, mas tinha agora a companhia de Sinuhe Fernandez (Equipo Cortizo) e César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista).
Os três seguiram juntos durante algum tempo, e Caixas acabou por vencer também a segunda e última contagem de montanha do dia, a terceira categoria de Lomba, a 38.7km do fim. A primeira passagem pela meta deu-se a 27km do fim, e o trio permanecia na frente, com uma curta vantagem de 45s sobre o pelotão, que procurava fechar o espaço rapidamente. A 15km da chegada, Caixas acabou por descolar na dianteira, deixando Fernandez e Fonte em busca da vitória, que ainda podia ser de ambos.
Foi já à entrada dos 3km finais que o pelotão os alcançou, mas um novo ataque surgiu de imediato por Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor). Com Nych alcançado, atacaram Luís Mendonça e Joaquim Silva a cerca de 1.5km do fim. Os dois conseguiram manter-se na frente na rampa final até à meta, e disputaram um grande sprint lado a lado, com a vitória a surgir para o corredor da equipa de Águeda no lançamento da bicicleta após um emocionante final! Um grupo de cerca de 20 ciclistas chegaria logo atrás, 5s depois, com Tiago Leal a vencer o sprint pelo terceiro lugar.
Com o triunfo, Mendonça é o primeiro líder da geral e dos pontos, enquanto Caixas comanda na montanha e nos sprints intermédios. Alexandre Montez (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o melhor jovem, terminando a etapa na 13ª posição, e a Efapel Cycling lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens