Lenny Martinez estreia-se a vencer como profissional no CIC Mont Ventoux Denivele Challenge!
O jovem francês Lenny Martinez (Groupama – FDJ) venceu a quinta edição do CIC – Mont Ventoux Dénivéle Challenge, sucedendo no palmarés a Ruben Guerreiro após bater o canadiano Michael Woods (Israel – Premier Tech) e o britânico Simon Carr (EF Education – EasyPost) com um grande sprint já nos úlimos metros, chegando à meta com 1s de vantagem, numa corrida mais curta do que o habitual.
A clássica do Mont Ventoux teve de ser encurtada devido às condições meteorológicas, passando de 153km para 94km, com uma só passagem pelo Mont Ventoux! Fazer a descida do colosso francês tornava-se perigoso para os ciclistas e a organização não arriscou. A corrida começou bastante atacada, tendo-se formado desde início a fuga do dia com Valentin Retailleau (AG2R Citröen Team), Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma), Jose Maria Garcia (Electro Hiper Europa) e Léo Dánes (CIC U Nantes Atlantique).
A jornada foi feita tranquilamente, com a Israel – Premier Tech a controlar a corrida. A 19km do fim, na entrada do Mont Ventoux, com a fuga a ter ainda pouco mais de 1min de vantagem, a Movistar começava a trabalhar no pelotão. Vários eram os ciclistas que começavam a perder terreno, mas sem ninguém ir ao choque, o pelotão manteve-se bastante mais composto que o habitual.
A 10km do fim era a vez da Groupama – FDJ trabalhar e perseguir o último elemento da fuga, Pablo Castrillo, que apanhado pelo pelotão a cerca de 5km do fim. A 4.6km do fim, Cristián Rodríguez (Team Arkéa – Samsic) atacava, sendo rapidamente seguido por Lenny Martinez e Michael Woods. A ritmo chegou também Einer Rubio (Movistar), mas o colombiano não aguentou muito tempo e acabou por descolar, com Simon Carr (EF Education – EasyPost) a chegar logo de seguida e a colocar o grupo na dianteira com quatro elementos.
Um grupo perseguidor procurava encostar nos primeiros, mas a tarefa não estava fácil, e sempre que se aproximavam, Woods voltava a lançar um novo ataque que tornava a missão impossível. Iván Sosa (Movistar) juntou-se a 2.7km do fim, mas ficou rapidamente sozinho com uma nova mexida do canadiano. O abrandar de ritmo permitiu depois que Sosa voltasse a encostar, e de trás chegava Domenico Pozzovivo (Israel – Premier Tech), já dentro dos 2km finais.
Os seis seguiram juntos até aos últimos metros, com o esforço a ser dividido entre Woods e Rodriguez, e foi no sprint final que tudo se decidiu. Já com o grupo perseguidor de novo próximo, Martinez lançou o sprint pouco antes da última curva, e foi lado a lado com Woods que se provou mais forte, conquistando a sua primeira vitória como profissional. O canadiano ficou sem forças nos últimos metros e foi segundo, a 1s, com Simon Carr a sprintar para ser terceiro. Rodriguez ficou fora do pódio, e com as quebras de Sosa e Pozzovivo foi Clement Champoussin (Team Arkea – Samsic) a surgir do grupo perseguidor para terminar no quinto posto, a 13s.
O Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Groupama – FDJ