Mattias Skjelmose Jensen vence em Villars-Sur-Ollon e é o novo líder do Tour de Suisse!

O dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) venceu a terceira etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 143.8km entre Tafers e Villars-Sur-Ollon, batendo o austríaco Felix Gall (AG2R Citroen Team) por 3s e o espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) por 12s.

A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Alexander Kamp (Tudor Pro Cycling Team), Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Paul Ourselin (TotalEnergies) e Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. Os quatro da frente conseguiram uma vantagem de 3:25 sobre o pelotão.

A 90km do fim, a vantagem do quarteto frente mantiasse nos 3:00. 44km depois, no km de ouro, Kamp e Calmejane foram buscar 4s de bonificação e Ourselin e Calmejane 2s. A 34km do fim, na primeira contagem do dia, Calmejane foi o primeiro a passar no topo. 5km depois, os quatro da frente foram alcançados pelo pelotão.

A 10km da meta, Wout Van Aert (Jumbo – Visma) atacou e fui buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Poucos metros depois, o belga foi alcançado. A 8km da meta, a Soudal Quick-Step aumentou o ritmo no pelotão. Poucos metros depois, Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) e Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe) perderam o contacto com o pelotão. A 6.4km da meta, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) atacou e o belga foi seguido por Mattias Skjelmose Jensen e Felix Gall. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) perdeu o contacto com o pelotão e o português impôs o seu ritmo. Stefan Kung (Groupama-FDJ) também cedeu no pelotão.

A 3km da meta, o trio da frente tinha cerca de 10s de vantagem sobre Juan Ayuso, Wilco Kelderman (Jumbo – Visma), Rigoberto Úran (EF Education-EasyPost), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Cian Uijtedebroeks (Bora-Hansgrohe) e Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team). 400 metros depois, Gall atacou e ficou isolado na frente da corrida. Poucos metros depois, Skjelmose Jensen largou Evenepoel e tentava alcançar Gall. Evenepoel acabou por ser alcançado por Ayuso, Bilbao, Kelderman, Úran e Uijtedebroeks.

A cerca de 1.2km da meta, Skjelmose Jensen alcançou Gall. No grupo perseguidor, Ayuso atacou e tentava fazer a ponte para os dois da frente. Evenepoel estava a passar dificuldades, mas o belga conseguiu manter-se com Kelderman, Bilbao, Úran e Uijtdebroeks. Nos metros finais, Skjelmose Jensen e Gall começaram a marcar-se e o dinamarquês acabou por atacar. O austríaco não teve capacidade para seguir Skjelmose Jensen que venceu assim pela primeira vez no World Tour. Ayuso completou o pódio da etapa.

Evenepoel ainda conseguiu ser 4º 21s. Uijtedbroeks, Bilbao, Kelderman e Úran também chegaram com o belga. Destaca-se a grande subida de Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) que foi 9º a 37s e o americano mostrou mais uma vez que tem potencial para se tornar um dos ciclistas mais completo do pelotão internacional nos próximos anos. Tejada também fez uma boa subida e foi 12º a 47s. Romain Grégoire (Groupama-FDJ) também se mostrou em boa forma nesta subida e foi 16º a 1:03.

Rui Costa foi 25º a 1:50. Na geral, o português é 25º a 2:39.

Skjelmose Jensen é o novo líder da classificação geral e o dinamarquês tem 17s de vantagem sobre Evenepoel e 24s sobre Ayuso. O dinamarquês também é o novo líder da juventude. Nickolas Zukowsky manteve a liderança da classificação da montanha e Wout Van Aert manteve a liderança da classificação por pontos.

Mattias Skjelmose Jensen é o novo camisola amarela (photo Vincent Kalut/PN/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock