Gil Gelders vence em fuga a etapa 2 do Giro Next Gen! António Morgado foi 30º a 6s!

O belga Gil Gelders (Soudal Quick-Step Devo Team) venceu a segunda etapa do Giro Next Gen, uma ligação de 151km entre San Francesco al Campo e Cherasco, depois de largar os seus companheiros de fuga, nos metros finais. Francesco Busatto (Circus-ReUz-Technord) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser segundo a 6s. Davide De Pretto (Zalf Euromobil Fior) completou o pódio.

A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Sil Van Daele (Bingoal WB Devo Team), Colin Savioz (Groupama-FDJ Conti), Samuele Leone (Work Service-Vitalcare-Dynatek) e Edoardo Zamperini (Zalf Euromobil Fior) a formarem a fuga do dia. A cerca de 130km do fim, Alessandro Romele (Team Colpack Ballan) saltou do pelotão e tentou fazer a ponte para a frente da corrida, mas o italiano não teve sucesso. O grupo da frente tinha cerca de 4:00 sobre o pelotão.

A 54km do fim, na primeira contagem do dia, Zamperini foi o primeiro a passar no topo. Giulio Pellizzari (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) abandonou a corrida. O italiano tinha capacidade para lutar por top10 e deveria ser o gregário de luxo de Alessio Martinelli (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) que tem capacidade para lutar por um lugar do pódio.

A 48km do fim, Savioz e Leone perderam o contacto com a frente da corrida. Gil Gelders e Darren Rafferty (Hagens Berman Axeon) saltaram do pelotão e alcançaram Savioz e Leone. A 42km do fim, os dois da frente tinham 45s de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:40 sobre o pelotão. Poucos kms depois, Van Daele já não tinha capacidade para seguir Zamperini que recebeu a companhia de Gelders e Rafferty. A 34km do fim, na segunda contagem do dia, Zamperini foi o primeiro a passar no topo.

A 10km da meta, o trio da frente tinha cerca de 53s de vantagem sobre o pelotão. 8km depois, o trio da frente estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão e tinham cerca de 30s de vantagem. Nos metros finais, Gelders atacou e Rafferty e Zamperini não tiveram capacidade para seguir o belga que venceu assim a segunda etapa do Giro Next Gen. Rafferty e Zamperini foram alcançados pelo pelotão. Busatto acabou por ser o mais forte do pelotão ao sprint para ser segundo. De Pretto foi mais forte que William Lecerf (Soudal Quick-Step Devo Team) para ser terceiro. Fabien Weiss (Tudor Pro Cycling Team U23) foi o principal nome que perdeu tempo na etapa de hoje.

António Morgado não foi ao sprint final mas o português chegou no pelotão em segurança e foi 30º a 6s. Morgado é agora 21º na geral.

Alec Segaert (Lotto Dstny DT) manteve a liderança da classificação geral. Vlad Van Mechelen (DT DSM) manteve a liderança da juventude. Gil Gelders é o novo líder da classificação por pontos e Edoardo Zamperini é o primeiro líder da classificação da montanha.

Alec Segaert manteve a Maglia Rosa (Foto: RCS – LaPresse)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Giro Next Gen

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock